quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Férias!

Fui ali fazer duas das coisas que mais gosto, viajar de férias e correr, e volto no início de outubro! E na volta conto tudo da corrida que vou participar e do meu destino de férias. Que essas férias sejam um momento de estabelecimento físico e emocional, momento de paz e alegria! Férias, sejam bem-vindas!


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Eu fui: Corrida Oba 2016

Temperatura: 26º C. Umidade do ar: 39%. Esse foi o cenário da largada às 8 da manhã da Corrida Oba 2016 no último domingo. Eu já estava preocupada com o calor excessivo e a baixa umidade desde quando fiz a inscrição da corrida, mas como ela estava marcada para os últimos dias da minha preparação para a meia maratona, então o certo era eu encarar as péssimas condições climáticas de Setembro em Brasília e torcer para dar conta de terminar a prova. 

O percurso também não é dos mais fáceis. 12 mil metros com aclives e declives pelas vias da Esplanada dos Ministérios e Eixão Norte. Mas parece que quanto pior melhor, né? É o que torna a corrida mais desafiadora. A prova contou também com o percurso de 6km e caminhada de 3km.


Mais uma vez o evento contou com a ótima organização da assessoria de corrida de rua Evolua Multisports. Parabéns aos envolvidos! O kit estava lindo e cheio de itens úteis. Além da camiseta oficial do evento escolhida em votação pela internet, recebemos uma bolsa de academia, uma waist bag para guardar pequenos pertences, sucos em caixinha e em garrafa, barra de cereal e salgadinho de soja.


Eu e Karla largamos com o objetivo de concluir os 12km sem compromisso de tempo e pace. Fizemos a primeira metade até muito bem, guardando energia para a volta do Eixão norte que seria o trecho mais complicado e com muitas subidas. Andamos um pequeno trecho para hidratar e consumir as jujubas de carboidrato. Falando em hidratação, a organização se preocupou bastante com os atletas colocando postos de hidratação em vários pontos ao longo do percurso. Eu nem tive tempo de sentir sede, pois água mineral tinha em abundância. 


No km 11, encontramos com o Ricardo Barbato, grande corredor e nosso amigo, e cruzamos a linha de chegada os 3 juntos.

Cortesia do Corre Pra Foto e Oba Hortifruti
Na chegada, além da entrega das medalhas, estavam sendo distribuídos isotônico, água de coco, água mineral, açaí e frutas. Houve ainda sorteio de brindes promocionais aos atletas e para os 5 primeiros colocados nas categorias masculina e feminina, prêmios em vale compra do Oba.

Depois da chegada encontrei meus primos Luciano e Luciana, ele correu os 12 km e ela correu os 6km. Aproveitamos para registrar o encontro. Parabéns aos dois e que venham as próximas corridas!

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Emoji de corredora

Nós corredoras enfim ganhamos um emoji que nos represente no esporte que tanto amamos. Após a campanha da atleta profissional norte-americana Molly Huddle, a Apple resolveu incluir na atualização do sistema operacional de seus smartphones e tablets, o iOS 10, mais de cem novos emojis com ênfase na diversidade de gênero. Além da corredora, agora também tem emojis femininos de ciclista, surfista, levantadora de peso, nadadora e jogadora de basquete, e todas com diferentes tons de pele.

Há quase 1 ano, Molly Huddle publicou em sua conta do Twitter uma reclamação sobre a falta de um emoji com a imagem de uma mulher correndo, pois já tinha na versão masculina. O twit de Molly recebeu um enorme apoio dos internautas. E na última terça-feira, junto da atualização do iOS para a versão 10, ganhamos os emojis femininos!


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Corrida longa e próspera

O certo seria dizer "vida longa e próspera", mas por que não dizer "corrida longa e próspera"? A saudação ficou conhecida pelo personagem Spok da série de TV e agora filme Star Trek. 

Data estelar 3372.7, o local é o planeta Vulcano. O Senhor Spok retorna ao seu planeta natal. Ao chegar, Spok saúda os outros vulcanos de uma maneira bem peculiar. Diferente de nós humanos que temos contatos físicos como apertos de mãos, abraços e beijos, os vulcanos levantam a mão direita e fazem um sinal dizendo: "Vida longa e próspera".

Então vamos tomar a saudação de Vulcano emprestada e mudar um pouco para o nosso mundo da corrida de rua. Ao começar com uma corrida longa, que pode ser inicialmente moderada, e gradualmente aumentar a duração, o seu corpo irá se adaptar a correr por períodos cada vez maiores, enquanto é capaz de se recuperar suficientemente para o próximo treino forte.

Mas por que fazer corridas longas? Existem vários benefícios, vamos a alguns deles.
  • Envolve suas fibras musculares com capilares. Os capilares são os menores vasos sanguíneos. Tipicamente vários capilares rodeiam cada fibra muscular. Eles são o sistema de transporte para a célula, levando oxigênio e combustível para dentro, e resíduos e dióxido de carbono para fora. As corridas longas elevam a quantidade de capilares por fibra muscular, o que melhora a eficiência do transporte.
  • Queimar mais gordura. Corridas longas não somente aumentam sua capacidade de armazenar mais glicogênio, elas também permitem que seus músculos poupem glicogênio ao queimar gordura. À medida que você aumenta seu treinamento de resistência, passa a contar mais com gordura do que com carboidratos a uma determinada velocidade. Como resultado, suas reservas de glicogênio duram mais. Numa maratona isso significa que o "muro" move-se cada vez mais para perto da linha de chegada.
  • Há ainda benefícios psicológicos e espirituais. Ao correr longa distância você estimula suas pernas e corpo a enfrentar a distância (seja na maratona, meia maratona ou numa ultra). Quando suas pernas ficarem pesadas, ajudará ter passado por situação similar no treinamento. Durante as corridas longas você também experimenta a conexão entre o corpo e mente. À medida que aprende a relaxar e concentrar, você começa a querer estender o limite do seu corpo.
Eu escrevi esse post inspirada pelos meus últimos treinos longos em preparação para minha próxima meia maratona. Para muita gente, um longão deve ser acima de 20, 24, 30km, mas como nunca corri uma maratona, então já encaro um treino de 16km como um longão. 

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Bons treinos e abraços a todos!