Alongamento depois do treino

De todas as atividades físicas, o alongamento parece ser a mais subestimada. Ninguém parece ter tempo ou paciência para realizar o alongamento após um treino. Seja o treino aeróbico ou anaeróbico, as pessoas parecem querer terminar logo e ir embora.
O alongamento é mais importante do que a gente imagina. O alongamento feito regularmente ajuda a evitar o encurtamento muscular e melhora a flexibilidade. Os músculos ficam mais flexíveis quando estão aquecidos. Experimente fazer um alongamento antes e outro depois do treino, e verás como após o treino é bem mais fácil. Mas isso são palavras de uma atleta amadora, que só conhece isso das práticas dos treinos de corrida.
Normalmente, após meu treino de corrida, eu faço alongamento com ajuda de uma pessoa especializada.
Os alongamentos após os treinos contribuíram para dimimuir a canelite que me perseguia quando eu corria sozinha. A canelite é o nome popular para síndrome de estresse do medial tibial, e ela costuma atacar os corredores iniciantes. Quando eu corria sozinha sentia muita dor nessa região do osso da canela, eu corria principalmente em esteira e quase nunca alongava. Agora que corro somente na rua, e alongo todas as vezes após um treino ou prova, não sinto mais nenhuma dor nessa região. Ainda não sei se existe ligação entre correr na esteira e a canelite, o fato é que o alongamento me ajudou a tratar disso.

"O esporte é o único tipo de entretenimento em que, não importa quantas vezes você o assista, continua sem saber o final." Neil Simon

Comentários

  1. Nossa, eu adoro alongar, ainda mais quando tem alguém pra me alongar. Sempre faço a aula de alongamento da academia, pois pra que faz musculação, dá uma travada nos músculos e aí depois o alongamento dá aquela aliviada.
    Vamos fazer um movimento pró alongamento!

    ResponderExcluir
  2. Caraca, alongamento é a pior parte para mim. Sempre dá preguiça de fazer no final dos treinos, mas sempre me arrependo de não ter feito depois que as dores aparecem!
    Excelente post esposa! Continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Eu detesto alongamento, não tem jeito!! Hahahaha!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário