As mulheres e a corrida de rua

Corredoras da equipe Evolua Multisports no Circuito Lótus - Maio 2011

 Não é de hoje que vemos o aumento da quantidade de praticantes de corrida de rua. E com isso vem aumentando também a quantidade de mulheres nesse esporte. É fato que ainda existem muito mais homens praticando a corrida, mas as mulheres são presença garantida em circuitos em todo o Brasil e no mundo. Com charme e determinação elas estão ajudando a aumentar e difundir o movimento de corredores pelos parques e ruas das cidades.

O primeiro registro que se tem de uma mulher participando de uma maratona é da americana Kathrine Switzer, que correu a Maratona de Boston em 1967, disfarçada de homem, e quebrou o tabu de que mulheres não tinham força e resistência para correr os 42km. Desde então, as mulheres não pararam mais de correr aderindo ao movimento de saúde e qualidade de vida, através da caminhada e da corrida.

Mas o que move tantas mulheres a correr? A conquista por um corpo sequinho, firme, é um ponto importante, assim como o ganho de fôlego, disposição e energia. Encontrar as amigas também conta, assim como ter um tempo para si própria, esquecer os problemas do dia-a-dia. Se é possível obter todos esses benefícios ao ar livre, admirando o céu, as árvores, os pássaros, melhor ainda.

Mas apesar de ser uma atividade simples e prática, é bom ter alguns cuidados no início. Devido a uma predisposição maior a osteoporose, a mulher deve fazer uma adaptação mais prolongada que a do homem no esporte. É importante também ficar atenta ao vestuário, usando um bom top para que, literalmente, não sinta o peso dos seios. Por fim, é indicado aliar a corrida com exercícios de fortalecimento.

Hoje em dia já existem corridas exclusivamente femininas. Essas corridas são destinadas às mulheres que já correm e as que estão querendo começar a correr, e pretendem estimular a prática esportiva, servindo como uma corrida completa ou como uma primeira experiência no esporte.

Em maio deste ano participei do Circuito Lótus, uma prova destinada exclusivamente às mulheres e posso dizer que foi uma das melhores corridas do ano. As brasilienses compareceram em peso e fizeram uma prova bonita e animada.

E por fim, fica aqui a homenagem deste post às mulheres. E que participem cada vez mais de atividades esportivas. Muita saúde para nós!


Comentários

  1. Dani, muito legal saber que as mulheres estão mais e mais participando de atividades esportivas que antes eram dominadas pelos homens.
    Beijos,
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Dani, que legal saber que existem corridas só para mulheres! Deve ser muito divertido.
    Beijos, Giulia.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana ver tantas mulheres participando das corridas de rua!

    ResponderExcluir

Postar um comentário