Pace

Outro dia me perguntaram no Twitter (@danielamenezes) o que é pace. Eu fiquei pensando, será que respondo ou ignoro? Afinal eu não sou nenhuma especialista no assunto, mas desde que me propus a escrever um blog sobre corrida de rua tive que pesquisar e ler muito sobre o assunto. Daí resolvi ir atrás da definição de pace para fazer um post sobre isso.

Tive um pouco de dificuldade em achar informação segura sobre o assunto, na internet tem muita coisa, mas tem que peneirar bem até achar uma informação confiável, e a maioria dos sites apresenta logo uma calculadora de pace, mas não explica o que é nem como funciona.

Pace é a medida básica do corredor, que estabelece a relação entre minutos por quilômetro, ou seja, quanto tempo o sujeito leva para correr 1 km. Medindo seu pace, o atleta avalia como está o seu desempenho e projeta suas melhorias.

Durante muito tempo, os corredores mais antigos não tinham acesso a monitores cardíacos, esteiras ou gps. Desta forma, suas corridas eram feitas na rua, calculando-se a cada momento o ritmo por kilômetro (a partir de agora chamado de pace) da corrida através da equação simples da física onde velocidade = espaço / tempo.

Porém, nem sempre durante uma corrida conseguíamos fazer as contas para a conversão de unidades de medida (km em metros, minutos em segundos...). Além do que, para os corredores nosso pace na rua é em min/km (em quantos minutos se percorre um quilômetro), desta forma o cálculo da unidade de medida tornava-se mais "complicado ainda".

Mas, para facilitar o cálculo do pace da corrida para os corredores que não têm uma esteira ou gps (onde você pode geralmente ver na tela, velocidade, pace , tempo...), podemos de alguma forma simplificar os cálculos.

A maneira mais fácil, no meu modo de ver, para calcular o pace do quilômetro, é fazendo a conta 1km = 10 x 100metros (guarde isso, é simples e facilitará seu cálculo sempre).

Tomando como a referência o pace de 5min / km, ou seja, o individuo irá correr em 5 minutos a distancia de 1 kilometro, ele estará percorrendo esta distância em iguais 300s (5 minutos x 60 segundos). Assim, a cada 100m ele levará 30s.

Com a referência destes 30s a cada 100m, cada 1s aumentado ou diminuído nesta distância, o individuo terá acréscimos ou decréscimos de 10s para um ritmo de 5min/km.

Bom treino a todos e vamos continuar baixando o pace!

Comentários

  1. Oi Dani, muita boa a explicação sobre pace, parabéns pelo post.
    Beijos,
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  2. Dani, Excelente este post com a explicação beeeem fácil pra ficar mais claro de entender. Tudo bem que vi que meu pace tá lá em cima, tipo uns 15 min por Km - kkkkkkkkkkkkkk. Um dia chego lá.... beijos
    Márcio

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, acho que meu pace tá 8 minutos por km!
    Beijos,
    Camila

    ResponderExcluir
  4. Dani, muito bom, vou tentar fazer o cálculo durante uma corrida. kkkkkkk... Brincadeira!

    ResponderExcluir
  5. Legal, me ajudou bastante e entender como que funciona esse negócio de pace. É basicamente um delta S sobre delta T.

    ResponderExcluir

Postar um comentário