Chia

Você já ouviu falar numa semente chamada chia? Até a última consulta que tive com a minha nutricionista Fernanda Machado, eu nunca tinha ouvido falar. Como a Fernanda adicionou a chia a minha dieta, pois ela ajuda a perder peso dentre outros benefícios para os corredores de rua, resolvi pesquisar um pouco mais sobre essa semente e compartilhar com os leitores do blog, essa importante informação.

A Chia é uma semente originária do México que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por aqueles que precisavam de força e resistência física.

Entre seus principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. A Chia também possui fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ela atua na perda de peso pois:
  • Causa saciedade: suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.
  • Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
  • Desintoxica: a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, consulte um nutricionista para saber a quantidade ideal de consumo.

Eu estou consumindo a chia em forma de farinha, misturada as vitaminas e saladas. Mas também é possível encontrá-la em grãos ou óleo.

Comentários

  1. Eu nunca tinha ouvido falar dessa Chia. Post bem esclarecedor!
    Beijos,
    Giulia.

    ResponderExcluir
  2. também estou consumindo a Chia, eu estou adorando foi a Fernanda Machado , nutricionista que me indicou. SAUDADES DANI E PARABÉNS PELO BLOG.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber da existência dessa semente, Dani. E tem gosto de que?
    Beijos, Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. Li uma reportagem sobre emagrecimento com chia há umas 2 semanas, a Fê tá por dentro mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal...
    Apesar de muito antiga, eu também só conheci a chia recentemente. Estou usando tem pouco tempo, mas já comecei a sentir os resultados.

    Marcello Leão

    ResponderExcluir
  6. Esclarecedor, ví em uma Loja de Produtos Naturais e não sabia para que servia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário