Depoimento do Maratonista: Ricardo Barbato


O post de hoje é um depoimento sobre a Salomon K42 Adventure, Etapa Patagônia Argentina, realizada em Novembro de 2011, que meu colega de corrida de rua Ricardo Barbato participou e compartilha conosco as emoções desta corrida nas montanhas.

"Por que fui para as montanhas? Porque descobri que correr para mim é mais que um esporte: é uma celebração à vida! Gosto de correr e contemplar o que está em volta, gosto das viagens, do que acontece a cada dia, e principalmente gosto de registrar todos os momentos nos álbuns que compartilho com os amigos.

As montanhas oferecem algo mais: a paisagem e as dificuldades naturais dos percursos; ora uma subida forte, ora uma descida íngreme, ‘corguinhos’, ‘pinguelas’, trechos planos (também há, acreditem, por favor!!!). Trilhas onde só cabe um de cada vez, e deve-se dar passagem aos mais velozes, e deve-se pedir passagem a quem está mais lento que você. Há trechos em que se  caminha quase parando, contrastando com trechos de corrida forte em descidas, onde se deve ter muita atenção não só ao percurso mas aos corredores que estão atrás de você. Qualquer parada brusca...por isso não consegui tirar fotos nas descidas, tem que prestar atenção no serviço!!

A corrida de 15 km que fiz nessa etapa do Circuito K42 em Villa La Angostura é uma alternativa aos 42 km, e tem um nome sugestivo: trekking familiar. Foi pensada inicialmente como uma oportunidade aos familiares que acompanhavam os maratonistas a também ter uma experiência nas montanhas. Vi grupos de amigos, meninos e meninas entre 14 e 17 anos, todos passando pela prazeirosa e difícil experiência dessa modalidade de corridas. Para mim foi uma bela e dura iniciação: nunca senti tanto os meus joelhos trabalharem para segurar o impacto nas descidas.

O percurso coincide com os 42 km até o km 14, onde viramos à direita e retornamos à Angostura. Em agosto de 2012 vou fazer a etapa K42 Bombinhas-SC. São 42 km, podendo ser em duplas...quem vai comigo????? Em novembro, pretendo fazer novamente a etapa da Patagônia, só que vou para os 42 KM!! Se Deus quiser!! 

Até!! 
Ricardo Barbato!!"

Comentários

  1. É uma corrida dessas que separa os homens dos meninos!

    ResponderExcluir
  2. Ok! Fico do lado dos meninos!!! Hehehhe
    Fora as brincadeiras, quero postar aqui meus parabéns ao Barbato, pela corrida e pelo depoimento. E é claro para minha amada Dani, pelo Blog cada dia mais interessante!

    ResponderExcluir
  3. Grande Ricardo Barbato, também tenho essa paixão por conciliar corrida com curtir a natureza. Por isso no final de semana, não é muito difícil me encontrar correndo sem compromisso com o tempo e sem rumo certo. O GPS me ajudou e muito nisso... assim não me perco. Mas parabéns por sua bravura e esforço, você merece todo sucesso irmão!!

    ResponderExcluir
  4. Essas corridas de montanha são só para os mais fortes!

    ResponderExcluir
  5. Muito legais esses posts com as experiências dos corredores. Espero que mais pessoas possam trocar essa experiência com os que correm mas também com os que não correm.
    Beijos,
    Giulia.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao seu colega por conseguir superar este desafio!
    Beijos, Ana Paula.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas msgs de incentivo meus amigos!! Valeu muito Dani, e que mais amigos e corredores tentem essa experiência de correr em montanha, é fascinante demais!! Ricardo Barbato

    ResponderExcluir
  8. Excelente post e depoimento. Gosto muito do Ricardo e admiro a garra dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário