Meia Maratona

O post de hoje é dedicado a prova que é o meu objetivo como atleta amadora. Depois que escrevi o post sobre a Maratona, algumas pessoas me perguntaram, seu eu já havia corrido uma prova de 42km, quando eu correria, qual seria a minha escolhida. Mas para falar a verdade eu não tenho pretensão de correr uma maratona, pode até ser que um dia eu mude de idéia, mas acho que a meia maratona vai ser a minha prova! E quando isso acontecer o blog mostrará essa história. Por enquanto estou nos treinos, para um dia, espero que não muito distante, eu consiga conquistar o desafio de correr uma meia maratona.

Meia Maratona é uma corrida com uma distância igual a metade de uma maratona, ou seja de 21,1 km (21.097 metros).

A distância, apesar de bastante popular entre corredores profissionais e atletas de massa de todo o mundo, por ser uma prova de resistência que exige menos treinamento e mais adequada a corredores comuns que a maratona, provocando menos fadiga muscular, não é disputada em campeonatos oficiais, como os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial de Atletismo. Desde 1992, entretanto, a IAAF criou para os atletas de elite o Campeonato Mundial de Meia Maratona, disputado até 2005 e retornando em 2008.

Atualmente, enfatizam-se assuntos como melhorar seus tempos nos 10 km, comentam-se as tão especiais e divertidas provas de revezamento, trocam-se experiências emocionantes entre as pessoas que completaram a maratona , as tais ultramaratonas. Porém, fala-se muito pouco a respeito de uma prova tão atrativa e importante quanto a Meia Maratona.

Além de ser um grande desafio, é uma distância que se enquadra muito bem no perfil da maioria dos corredores amadores, sobretudo por não terem disponibilidade para treinar todos os dias da semana. Outra grande vantagem é a recuperação que é muito mais rápida do que a de uma Maratona e os riscos de lesão são bem menores. De acordo com os corredores de meia maratona, o ritmo, a intensidade de treinos e a prova são menos sofridos que as de 10 km.


"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer." (Mahatma Gandhi)

Comentários

  1. É isso aí esposa...cada vez mais focada em maiores desafios! Te dou todo o apoio que você precisar!
    Só lembrando daquele velho ditado sobre maratonistas né...hehehe. Mas tenho certeza que se um dia você chegar lá, será a exceção da regra!
    Bjos!
    Almir Anônimo

    ResponderExcluir
  2. Dani,
    te perguntei quando seria a sua primeira maratona, mas tenho que reformular minha pergunta. Quando vai ser sua primeira meia maratona?
    Beijos,
    Camila.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, Dani, tomara que logo logo você consiga conquistar seu desafio e faça sua meia maratona.
    Beijos,
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  4. Menina, tá demais, hein? Meia Maratona? Quando vai ser? Quero ver esse momento, pelo menos a chegada!
    Beijos e boa sorte.
    Giulia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário