Quer um motivo para começar a correr? Vou lhe dar 45 !

Escolha os seus! Compartilhe, comente, curta, mas CORRA!

1 - Diga adeus à barriga. Pesquisadores da Universidade de Dublin (Irlanda) afirmam que um adulto de 63 kg queima 391 calorias em meia hora de corrida intensa; em comparação, ao pedalar ele gasta 277 calorias e, ao jogar tênis, 272 kcal. Tradução: você seca a barriga até 40% mais rápido.

2 - Ossos à prova de bala. Quinze minutos de trote leve, três vezes por semana, são tudo o que você precisa para reduzir em até 40% o risco de desenvolver osteoporose quando tiver mais idade, de acordo com a National Osteoporosis Society, do Reino Unido.

3 - Chegue lá. Alguns corredores estabelecem metas de distância ou tempo. Outros se concentram na saúde e no peso, e muitos correm só para relaxar. Correr contribui para você alcançar qualquer objetivo que planeje.

4 - Pense mais rápido. Pesquisadores da Universidade de Illinois (Estados Unidos) descobriram que, quando a corrida produz um aumento de apenas 5% no condicionamento cardiorrespiratório, o resultado é uma melhoria de até 15% nos testes mentais.

5 - É a atividade para todos os tipos de clima. Chuva, frio, sol, vento - não existe desculpa para não sair para correr. Esteja você com pouca roupa, esteja todo encapotado, encare como outro desafio. É uma atividade para climas imprevisíveis!

6 - Fique feliz. 'Quando você faz exercícios leves a moderados, libera endorfinas naturais que traduzem bem-estar e reforçam a luta contra o estresse, além de literalmente deixarem você feliz', afirma Andrew McCulloch, presidente da Mental Health Foundation, fundação norte-americana para a saúde mental.

7 - Seja o dono do mundo. Correr nas primeiras horas do dia traz experiências que vale a pena aproveitar. Enquanto o resto do mundo dorme, você é o primeiro a pisar naquela pista ou trilha; além disso, as ruas desertas são só suas, para você assistir ao glorioso nascer do sol sem os barulhos da cidade para atrapalhar.

8 - Junte-se ao clube dos dorminhocos. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford (EUA) pediram a pessoas sedentárias e cronicamente insones que trotassem por 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado? O tempo que levavam para adormecer caiu pela metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora.

9 - Desamasse. É possível reduzir os sinais do envelhecimento correndo regularmente. 'O aumento da circulação leva oxigênio e nutrientes de forma mais eficiente até as células da pele, ao mesmo tempo em que expulsa as toxinas prejudiciais', diz o médico britânico Christopher Payne. 'Os exercícios criam o ambiente ideal para melhorar a produção de colágeno que dá suporte à pele, ajudando a diminuir a aparência enrugada.

10 - Você não precisa de Manual de Instruções. Se é capaz de andar, é capaz de correr.

11 - Mantenha o médico a distância. 'Os exercícios moderados ativam mais as células do sistema imunológico, de forma que estejam prontas para combater as infecções', diz Cath Collin, diretora do setor de nutrição do Hospital St. George, em Londres. Em pesquisas feitas pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), pessoas que corriam de forma leve por apenas 15 minutos, cinco dias por semana, ficavam metade dos dias de molho por doença.

12 - Ultrapasse a morte. Pesquisadores da King's College, em Londres, compararam mais de 2400 gêmeos idênticos e descobriram que aqueles que corriam o equivalente a apenas meia hora de trote por semana eram nove anos 'biologicamente mais jovens'.

13 - Faça o tempo correr a seu favor. Esse período que você dedica diariamente aos exercícios é um dos pontos principais do seu dia, esteja ele vagamente anotado na sua agenda mental, esteja programado no seu celular. Iso ajuda a organizar todas as outras tarefas e também proporciona tempo para pensar na agenda do dia.

14 - Você pode querer ser um craque em várias modalidades, e a corrida é a aliada perfeita para ser um atleta melhor. Seja para manter-se em forma, como o campeão de F1 Lewis Hamilton, seja para enfrentar 12 rounds no ringue, como o boxeador 'Sugar' Ray Leonard, a corrida ajuda em todos os outros esportes.

15 - Faça a Diferença. Milhões de corredores no mundo inteiro transformam sua determinação em esforço para levantar fundos para causas humanitárias. E também há várias provas no Brasil destinadas a esse propósito.

16 - Medalhas são legais. E essas coisas não são apenas para os olímpicos. É você só entrar numa prova e terminá-la, e terá suas próprias medalhas para enfileirar na estante, como prova do seu esforço.

17 - Crie mais. Escritores, músicos, artistas e todos os outros tipos de profissionais criativos utilizam a corrida para combater bloqueios mentais e tomar decisões inadiáveis. Os créditos ficam por conta do fluxo de oxigênio na massa cinzenta justamente na hora mais importante, ativando os neurônios e dando um tempo para você arejar as idéias longe da bagunça da 'vida real'.

18 - Deixe acontecer. Pode ser que você encontre a sua cara-metade com os mesmos objetivos que os seus,pesquisas entre os corredores de parques mostram que vários corredores começam um relacionamento à partir do convívio e admiração por alguém que se identifique entre os praticantes da mesma atividade.

19 - Melhore no sexo. Um estudo da Universidade Cornell (EUA) concluiu que os corredores têm vigor sexual de homens dois a cinco anos mais jovens. Já as corredoras atrasam a menopausa por tempo semelhante. Enquanto isso, pesquisa feita pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que homens acima de 50 anos que correm pelo menos três horas por semana têm risco de impotênica 30% menor que os que fazem pouco ou nenhum exercício.

20 - Troque de vício. A corrida pode substituir dependências prejudiciais, como o fumo, o alcoolismo ou o excesso de apetite, diz William Glasser, autor do livro Positive Addiction ('Vício positivo', sem edição em português). Resultado: você se torna uma pessoa mais feliz, mais saudável, com um tipo de vício que só acrescenta coisas boas.

21 - Entregue-se à vontade de explorar. Não existe jeito melhor de conhecer uma nova cidade que correr pelas ruas. Além de dar a você uma noção do lugar, irá energizá-lo após a corrida, zerar seu relógio biológico para qualquer fuso e proporcionar a chance de observar os habitantes locais.

22 - Acabe com o tédio. A tarefa mais mundana pode se transformar em treino de corrida - desde devolver os DVDs na locadora até levar o cachorro para passear. De repente, toda jornada adquire um propósito duplo que você vai amar (e isso é o que importa!).

23 - Teste tênis novos. Você leu as opiniões dos especialistas, conversou com colegas corredores, experimentou nos pés e testou os três melhores pares, até fazer a escolha. Agora estão aí, nas suas mãos. É o início de um lindo relacionamento.

24 - Um novo percurso. E a alegria de descobri-lo. Hoje você resolveu virar à esquerda em vez de ir à direita, e de repente deu de cara com uma rua diferente e um pouco daquela quietude que você achava que não existia mais. Então imagine quantos outros caminhos estão aí esperando para serem descobertos...

25 - Os números não mentem. Não há espaço para a desonestidade na corrida, de distâncias a tempos. O que você doa de si é o que vai receber.

26 - Aquela sensação de ter batido um RP (Recorde Pessoal). Note que o 'P' aqui é de 'pessoal' - você estabelece os limites, você faz o esforço e você obtém os resultados. Saboreie.

27 - Ver o mundo. Correr permite a você viajar pelos quatro cantos da Terra em nome do esporte. Das maratonas de Nova York e do Rio de Janeiro até aquelas perto da sua casa, que você nem sabia que existiam, a corrida é um verdadeiro portal para as jornadas.

28 - Você ganha um aliado. Todos passamos por fases na vida e épocas em que corremos menos. O trabalho está exigindo mais, apareceu um problema na família que exige sua atenção, ou mesmo você saiu de férias. Não tem problema: a corrida se adapta facilmente às suas idas e vindas. E o melhor de tudo é que ela está sempre ali para ajudá-lo a aguentar o tranco.

29 - Turbine os pulmões. Enquanto corre, um adulto utiliza dez vezes mais oxigênio do que precisaria se estivesse sentado na frente da TV pelo mesmo período. Com o tempo, o hábito de correr vai fortalecendo o sistema cardiovascular e permitindo que o coração e os pulmões trabalhem melhor, mandando mais oxigênio para as áreas que mais precisam, de forma mais rápida. Isso significa que você pode fazer mais exercícios com menos esforço.

30 - Proteja seu coração. Estudos da Universidade Purdue (EUA) mostraram que o hábito de correr pode diminuir pela metade o risco de doenças coronárias.

31 - Correr dá barato (e não é contra a lei). Comparando o mapeamento cerebral dos corredores antes e depois da atividade, neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, encontraram evidências de mais ligações dos receptores opioides da endorfina (hormônio da felicidade). Essas ligações foram verificadas nas regiões frontal e límbica do cérebro, conhecidas por sua relação com o processamento das emoções e o estresse.

32 - Elimine as sobras. 'A corrida tonifica os músculos dos glúteos e das coxas mais rápido que qualquer outro exercício - espreme o corpo até sair toda a gordura em excesso', diz o médico James Fleming, autor de Beat Cellulite Forever ('Acabe com a celulite para sempre').

33 - Queime mais gordura. Mesmo após correr por 20 minutos ou meia hora, você pode estar ainda queimando uma quantidade maior de calorias totais', diz o médico Mark Simpson, pesquisador da Universidade Loughborough (Reino Unido).

34 - Salve sua vida. Um grupo de corrida é ótimo para fazer amigos. Estudo de nove anos feito pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que as pessoas que têm mais amigos reduzem em mais de 60% o risco de morrer, pois sua pressão sanguínea é menor, e o sistema imunológico, mais forte.

35 - Passe um tempo de qualidade com a família. A corrida é uma das poucas atividades que vocês podem fazer todos juntos, já que não requer aptidões nem habilidades. O caçulinha pode ir num carrinho empurrado por pais e avós em forma, a filha adolescente pode acompanhar de bicicleta...

36 - Discipline-se. A prática leva à perfeição, tanto na corrida quanto na vida. Os indivíduos mais bem-sucedidos são aqueles com talento moderado e quantidades enormes de disciplina. Cumprir a planilha e ver os resultados vai fazê-lo planejar melhor todos os seus projetos.

37 - Não há derrotados. mesmo chegando em último, você recebe aplausos da torcida. Merecidamente. Afinal, foi quem passou mais tempo correndo. Existe outro esporte em que os últimos são tão aplaudidos quanto os vencedores? A corrida é para todos!

38 - Petisco sem culpa. Os médicos não aconselham aumentar o consumo de sal, mas, nos dias que antecedem uma corrida, isso é exatamente o que você deveria fazer - a desculpa perfeita para comer batatas chips. O sal presente nelas ajuda a proteger contra a hiponatremia, transtorno causado por beber muita água sem ingerir quantidade suficiente de sódio. A hiponatremia pode causar confusão mental, afetar o funcionamento do organismo e até matar.

39 - Nunca se aposente. Alguns esportes têm um limite de idade após o qual se penduram as chuteiras. A corrida não, pode ser praticada aos 70, 80, 90...

40 - Você está no controle. Sejam quais forem as pressões no seu trabalho ou na vida pessoal, é você quem estabelece o quanto quer correr. É possível encaixar um treino rápido antes do amanhecer ou uma corrida leve na hora do almoço, para espairecer. Dá para correr até mesmo à noite, para desestressar. Você decide.

41 - Ajude o bebê. Siga o exemplo da britânica Paula Radcliffe, recordista mundial da maratona. Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) descobriram que as futuras mamães que se exercitam durante a gravidez terão um parto mais fácil e livre de complicações e se recuperarão mais rápido - e têm humor melhor na gravidez.

42 - A corrida é sua terapia. Não há jeito melhor de fugir das pressões e do estresse que calçar os tênis e simplesmente sair para correr. É só você e a rua - tempo para organizar a vida, solucionar questões e, invariavelmente, terminar o exercício sentindo-se melhor do que quando começou.

43 - Marque uma massagem. Depois da corrida, nada supera a indulgência de uma massagem para dar aquela sensação de relaxamento e flutuação.

44 - Tamanho não é documento. Correr é uma atividade ótima para todos os tipos físicos. Não há impedimento para tentar.

45 - É uma jornada. Você nunca sabe o que vai encontrar. Não sabe com quem, ou o que, irá deparar. E não imagina os pensamentos que podem surgir. A corrida de hoje pode mudar sua vida de jeito que você nunca imaginou quando estava amarrando o cadarço do tênis.

* Não perca mais tempo... Calce o tênis e venha correr!

Comentários

  1. O motivo que eu mais gostei foi o "Petisco sem culpa".
    Adoro aqueles salgadinhos, sei que são um veneno, mas adoro.
    Beijos, Giulia.

    ResponderExcluir
  2. sabe Dani , quando eu crescer quero ser como você.Seu BLOG TÁ DEMAIS, cheio de textos interessantes e que estimulam aos corredores a continuarem e aos que ainda não foram picados pelo mosquito da corrida, a ficarem tentados a começar.Beijos ,

    ResponderExcluir
  3. Dani, a cada post você se supera!! Reforço as palavras da Ju: "quando crescer quero ser como você". Me sinto mais e mais motivada quando termino de ler um texto seu, muito informativo e realmente motivador. Parabéns, Dani!!! Bjs, Ana Maria Colon

    ResponderExcluir
  4. Realmente correr não é pra qualquer um, e conseguir juntar 45 motivos para correr só você mesmo, Dani.
    Beijos,
    Ana Paula

    ResponderExcluir

Postar um comentário