Exercícios Educativos

Os exercícios educativos são indispensáveis para quem desejar melhorar sua performance na corrida. Eles foram desenvolvidos para atuar em cada fase da passada, melhorando a coordenação, equilíbrio e a postura durante a corrida, proporcionando uma melhor eficiência mecânica evitando assim uma fadiga precoce e diminuindo a ocorrência de lesões.

Os exercícios educativos são a base do treino de qualquer corredor e devem ser incluídos como forma de aquecimento. Durante o aquecimento com os exercícios educativos, comece com os de menor impacto. A intensidade do exercício deve ir aumentando gradativamente, a distância pode variar de 30 a 50 metros e o tempo de aquecimento deve ser entre 10 e 20 minutos.

Os exercícios educativos proporcionam inúmeros benefícios:
  • melhora da percepção da mecânica da corrida
  • melhora da consciência corporal
  • maior eficiência mecânica durante a corrida
  • fortalecimento muscular
Vamos ver alguns exercícios educativos e para que eles servem:
Anfersen (elevação do calcanhar): Elevação do calcanhar em direção aos glúteos, no momento em que o calcanhar tocar o glúteo o joelho deve estar apontado para o solo. Fortalece os músculos posteriores da coxa, alonga o quadríceps e também melhora a coordenação.
Skipping (elevação dos joelho): Eleve os joelhos alternadamente em velocidade, até formar um ângulo de 90 graus com o tronco. O pé deve subir na linha da perna com a ponta pé apontado para o solo. Fortalece os músculos da coxa, trabalha a impulsão das pernas, melhora a coordenação e aumenta a freqüência da passada.
Hopserlauf (passada com salto): Como se fosse uma caminhada num ritmo um pouco mais rápido, a perna estendida dá impulso à frente dando a impressão de um salto, enquanto que a outra perna é elevada, semiflexionada a um ângulo de 90 graus, com a ponta do pé em direção ao solo. Melhora a coordenação motora e a amplitude da passa.

Este post foi uma sugestão do professor do clube de corrida Jackson Spíndola.

Fonte: Corrida: teoria e pratica do treinamento, São Paulo: Ícone, 2009.

Comentários

  1. Se não fossem as fotos que você colocou, eu nunca entenderia o exercício pelo nome dele.
    Mas é importante mesmo saber que não adianta só correr e correr e correr para alcançar uma boa performance, tem que malhar e fazer treinos focados também.

    Beijos,
    Camila.

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  2. Dani, e nesse tempo chuvoso, como você tá fazendo? Tá conseguindo correr?
    Beijos,
    Ana Paula. 

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