8 dicas para se dar bem na sua primeira corrida

Esse post de hoje foi pensado e escrito para os corredores iniciantes, mas acho que algumas dicas são válidas para todos os tipos de corredores.

Sua primeira largada. Você espera chegar a sua primeira linha de chegada. Você treinou, pagou pela inscrição, e se manteve comprometido com esse desafio chamado SUA PRIMEIRA CORRIDA DE RUA. É emocionante, e assustador ao mesmo tempo. Mas você não tem certeza do que fazer nos dias que precedem a corrida.

O que comer? Quanto de água deve ser ingerido? Devo consumir carboidratos? Devo consumir suplementos? Posso tomar meu café da manhã normalmente? Onde coloco meu número na roupa? E onde coloco meu chip de cronometragem? São muitos questionamentos.

Mas todos esses questionamentos não são motivos para atrapalhar a sua corrida. Acalme-se e siga as 8 dicas abaixo para se dar bem na primeira corrida de rua da sua vida.

  1. A única expectativa que se deve criar é terminar a corrida. Isso tira um bocado da pressão que a gente sente ao participar de uma corrida e permite que você curta a aventura e a viagem durante o percurso fazendo valer todo o esforço dedicado nos treinos. Na semana da corrida é importante manter os treinos conforme as planilhas foram definidas. Se você quiser se sentir realmente livre, deixe o relógio no carro. Corra para se sentir bem e se divertir.
  2. Não aumente o treino. Na semana do treino, como já foi falado acima, o treino deve ser seguido conforme a planilha, sem exageros, sem aumentar, sem ansiedade.
  3. Carga de nutrientes. Na verdade, a alimentação correta deve ser feita todo tempo ao longo do treinamento. Mas na semana que antecede a prova, a alimentação deve ser rica em frutas, verduras e legumes. Não precisa ter medo de proteínas, se misturadas às verduras e legumes. Pegue leve no açúcar e na cafeína, pois estes dois podem atrapalhar na sua hidratação.
  4. Hidratação. Beba muita, bastante água. Beba nos intervalos do treino. Se o clima para o dia da prova promete estar quente, beba bastante água no dia anterior. Água de coco também é fortemente recomendado.
  5. Durma. Essa deve ser a prioridade número 1 da semana pré-corrida. O corpo descansa e se reabilita enquanto você dorme, então não perca esse tempo vital e precioso de descanso durante a noite. Especialistas dizem que o período de regeneração começa às 22 horas.
  6. Escolha bem a roupa que irá usar. O dia da corrida não é o dia para se experimentar novas roupas, e definitivamente não se deve usar novas meias e tênis. Corra com a sua roupa preferida e que você já esteja acostumado a usar. A última coisa com que você quer se preocupar é com conforto. E o número de identificação e o chip de cronometragem? Coloque o número de forma que ele fique fácil de te identificar e não te atrapalhe. Normalmente as pessoas usam o número preso a camiseta por pequenos alfinetes, eu prefiro usar um cinto elástico na cintura onde prendo o número. E o chip de cronometragem ficará melhor posicionada amarrado ao cadarço do seu tênis. Algumas pessoas usam com uma fita presa a canela, mas em alguns casos, essa forma pode atrapalhar o envio dos dados ao sensor.
  7. Coma o que você sabe que funciona bem pra você. Dica importantíssima, pois testar diferentes receitas no dia anterior ou no próprio dia da corrida, por não dar nada certo durante a prova. O café da manhã deve ser leve, mas não deve ser pouco para que você não sinta fraqueza durante o percurso. E nem coma demais para que o estômago não reclame no meio da prova.
  8. Chegue cedo. Não há nada pior do que chegar apenas alguns minutos antes da largada. Isso pode atrapalhar o aquecimento que deve ser feito antes de correr, ou se precisar ir ao banheiro antes do evento começar. Chegue mais cedo para estacionar com calma, pegar o chip, guardar seus pertences se for preciso e fazer um pequeno aquecimento antes da largada.

Comentários

  1. Depois de ver a playlist me deparo com esse post bacanérrimo. Quem sabe largo a esteira da academia e vou correr na rua de uma vez?

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  2. Na última corrida noturna que participei quebrei a regra/dica número 7. Almocei feijoada e me senti pesado durante a corrida. Fiz um tempo mais alto do que estou acostumado a fazer em percursos de 10km. Se arrependimento matasse...

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  3. kkkk...! O desenho do Homer foi show! Kkkkk...!
    E só agora vi que vc fez uma meia! Massa demais!! Parabéns por essa grande conquista!! Uhuuuu...!!

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  4. Obrigada pelas dicas. Vou segui-las à risca. Ainda estou engatinhando na corrida, mas já marquei minha primeira prova para o ano que vem.

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