Cuide bem do seu maior aliado, seu tênis


Alguns cuidados são recomendados para que seu principal companheiro possa continuar bonito e preservar suas propriedades de estabilidade e amortecimento.


Quem corre regularmente, tem no tênis um aliado muito próximo No intervalo de uso de cada tênis, veja que cuidados tomar:

1) O ideal é limpar o calçado e não lavá-lo, apesar de já existirem alternativas de lavagem menos agressivas. Limpar o calçado aumenta sua vida útil.

2) O tênis não deve secar ao sol, este desgasta o material, diminui a longevidade do solado e pode danificá-lo.

3) A secagem deve ser feita em uma área ventilada e à sombra. Utilize um pano para secar a parte interna e externa após a limpeza com água. Não guarde os tênis em áreas frias durante o inverno ou diretamente sob o sol no verão. E não use um tênis de corrida para os outros esportes tais como futebol, basquete, tênis. Depois de corridas em que o calçado ficou molhado, assegure-se de secá-lo completamente (incluindo a parte interior - palmilhas) colocando-os perto de uma fonte de calor. Mas não tente secá-los na secadora de roupa.

4) Procure sempre deixar o calçado na posição horizontal, com as palmilhas e cadarços separados, para facilitar a evaporação da umidade. O ideal é que o calçado esteja 100% seco para guardar em um local que não tenha umidade.

5) Chega o momento de trocar o calçado quando existem dores, principalmente nas articulações. Quando o tênis não está mais apresentando um amortecimento bom, o corredor sente mais impacto durante os exercícios, em consequência disso as juntas e articulações podem ficar doloridas. Esse pode ser um sinal de que é preciso optar por um novo tênis.

6) Se possível, tenha dois pares de tênis de corrida, para revezar entre eles. Com dois pares, você dá tempo para o calçado descansar e recuperar suas propriedades de amortecimento. Eles sofrerão menos desgaste e durarão mais. Além disso, revezar contribui para que o pé tenha uma facilidade maior em se adaptar a novos modelos.

Comentários

  1. Vale lembrar que isso serve pra qualquer tênis que seja usado em atividade esportiva!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani.
    Você me fez lembrar que eu tenho um tênis pra limpar em casa. Tá lá no canto, só esperando...kkk
    beijos
    Helena
    @correndodebem
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah que bom saber que não preciso lavar meus tênis, só limpá-los já serve! Tenho uma preguiça infinita disso e já até coloquei um na máquina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário