A batata doce tá na moda

Aproveitando que essa semana tenho consulta com a minha nutricionista, venho falar do atual queridinho entre os praticantes de atividades físicas, a batata doce. Ela é um dos alimentos fontes de carboidratos prediletos dos praticantes de musculação.

A batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das solanales (parente da batata, pimenta e tomate).

O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente. Apesar de ser um carboidrato, ele se comporta como uma fibra insolúvel: resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo, além de atrair as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar. E o seu sucesso se deve ao seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sanguíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor (exceto em algumas situações específicas, tal como imediatamente após um treinamento). Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco (64) ou com o pão branco (71). Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia, e principalmente, entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento com pesos.

Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A (sobre tudo a amarela e a roxa), vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C. Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha.

Para ter acesso aos benefícios é preciso ingeri-la regularmente, se possível mais de uma vez por semana. Os atletas consomem com uma frequência maior: antes do treino diário, para que a energia dure mais tempo.

Fonte: Revista Boa Forma, Portal da Embrapa e Wikipedia.

Comentários

  1. Ainda tem mais uma vantagem, a batata doce tem vitamina C com ação antialérgica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário