Correndo no Frio

O clima de Brasília tá mesmo mudado! Faz calor e seca no inverno, e agora tá fazendo frio no Verão! Vai entender, né? Brasília está quase virando um hemisfério norte nas estações! Menos, né??? 

O fato é que de uns dias para cá tem chovido tanto em Brasília, que a cidade está muito úmida e o clima friozinho. Bom pra ficar debaixo das cobertas e arrumar uma desculpa para não ir treinar. É quase consenso que fica muito mais complicado se exercitar nos dias frios. 

Sabiam que a temperatura considerada ideal para praticar corrida é entre 12°C e 16°C? Isso quer dizer que não temos muitas desculpas, afinal, o frio brasileiro nem é tão frio assim.

Até a alimentação deve ser adaptada ao frio. O corpo gasta mais calorias para manter sua termorregulação em temperaturas baixas. Portanto existe a necessidade de aumentar a ingestão calórica nesse período. Vale a pena ressaltar que devemos procurar essas calorias extras nos carboidratos, e não nas gorduras, embora a vontade de comer guloseimas aumente no frio.

Mas, para quem não se acostuma fácil aqui vai algumas dicas que venho usando para não deixar a corrida de lado nos dias mais frios. Vocês conhecem mais algumas?
  • Alongue e aqueça muito, muito mais – comece correndo devagar e vá acelerando aos poucos;
  • Use roupas que permitem a saída do suor para que ele não fique em contato com a pele;
  • Em dias de muita chuva ou naqueles em que você está se sentindo indisposto(a) demais ou resfriado(a) é melhor repousar para não prejudicar os próximos dias de treino;
  • Proteja as extremidades – em lugares muito frios vale colocar luva nas mãos e gorrinho para proteger as orelhas.

Comentários

  1. Eita, Dani, quem acorda cedo sofre mais com o frio, né? Mas esse frio é passageiro, o normal é só chover nessa época.
    Beijos e bons treinos.

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  2. Mas já tá melhorando, Dani Corredora! Hoje já não choveu! Vamos ver se no fim de semana São Pedro ajuda os corredores.

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