Roupas de compressão ajudam na corrida - Mito ou Verdade?

Quem tem o hábito de praticar atividades físicas e costuma se empolgar demais em um treino, tem grande chance de sentir dor muscular nos dias seguintes ao exercício. Essas dores estão associadas as inflamações das fibras musculares, e podem ser amenizadas ou evitadas com aquecimento antes do treino e um bom alongamento depois. Respeitar o descanso e não exagerar quando sentir que o corpo começa a reclamar, também ajudam a evitar as lesões e dores. 

Mas uma coisa que me ajudou muito foi a tal da meia de compressão que já falei num post antigo (aqui), que usei na minha primeira meia maratona, e fiquei curiosa para usar um short ou calça de compressão numa outra prova longa. 

Os fabricantes das peças de compressão para prática esportiva dizem que elas evitam a dispersão de energia na contração muscular.

O que aconteceu comigo na meia maratona foi mais ou menos o seguinte, usei a meia de compressão, e não senti nenhuma dor nas panturrilhas, canelas, durante a prova, e nem nos dias posteriores. Mas o músculo das minhas coxas, acho que é o bíceps femoral (professores de educação física me corrijam se eu estiver errada), doeram muito no dia seguinte a corrida, e continuaram doendo pelo resto da semana. 

E se eu tivesse usado uma bermuda de compressão, eu teria sentido essas dores? Provavelmente não, pois a compressão em certos grupos musculares diminui o processo inflamatório atenuando as dores.

Existem modelos diferentes de bermudas, calças, shorts, blusas de compressão. Modelos que servem para objetivos diferentes. Existem as peças específicas para performance, outras são próprias para estabilidade, e há ainda os produtos que são isolantes. 

As peças para performance dizem manter alinhamento e equilíbrio do grupo muscular. As peças isolantes servem para regular a temperatura. E as peças de estabilidade prometem melhorar a circulação durante e após o exercício (escrevendo este post descobri que o modelo da minha calça de compressão é para estabilidade). 

Vamos a alguns modelos existentes no mercado.


Eu tenho esse primeiro modelo da esquerda e gosto muito. Mas notei que a compressão dela está mais nas laterais das penas e no joelho. Quero uma que faça o trabalho de compressão nas região das coxas. Mas voltando ao título desse post, não acho que seja mito, pois eu mesma já usei alguns desses produtos e vi os benefícios gerados.

Comentários

  1. Ah, que lindas as calças, só são pra correr, não servem pra malhar?

    ResponderExcluir
  2. Seus posts são sempre muito bons e informativos, Daniela. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Bem... Não sei o quanto é placebo nisso tudo. Passei a sentir realmente uma menor trepidação muscular devido a estar "comprimido"... Acho que varia de corredor para corredor, inclusive em números. Tive meu RP sem short de compressão e nunca os uso nos treinos para no dia da prova ter o conforto de correr com uma estrutura melhor. Dúvida cruel: funciona ou não? Fiquei louco por uma meia de compressão para a minha primeira meia e devido a essa dúvida cruel, optei por economizar esses trocados.

    Informações legais, vou seguir esse blog. Parabéns, Dani!

    www.runnerhostil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e seja muito benvindo! Vou conhecer seu blog também!
      Pois é, essa coisa da roupa de compressão para corrida ainda divide opiniões. Eu uso as meias nas corridas longas, no meu caso 16km pra cima! Tenho uma calça de compressão, mas ela é tão justinha que fico com preguiça de vestir, só usei 1 vez nesses 2 anos que a tenho.
      Abraço,
      Dani.

      Excluir
  4. Oi Dani, gostei muito da terceira da foto, a bermuda, mas aqui no Brasil aonde posso comprar? Estou em Belo Horizonte e aqui não se acha nada parecido com isso, pelo menos não onde procurei. Abraços e parabéns pelo blog, ficou muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, e seja muito benvinda ao blog! No Brasil, o único local que eu sei que vende produtos da CWX é na http://www.power3esportes.com.br/
      Obrigada e volte sempre!
      Abraço,
      Dani.

      Excluir
  5. Onde posso encontrar dessas calças CWX no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site que vendia foi tirado do ar, então hoje não sei onde encontrar essa marca no Brasil.

      Excluir

Postar um comentário