O que você acha de correr na pipoca?

Esse é um assunto que gera uma certa polêmica entre os corredores de rua. Correr na pipoca é legal, ou não?  Eu confesso que já corri algumas vezes na pipoca. 

Às vezes tenho vontade de correr na pipoca pois acho o preço da inscrição abusivo. Eu acredito que ninguém corre na pipoca por opção. Quem não gosta de ostentar a medalha no peito e usar a camisa da competição? Medalha é troféu, símbolo de conquista e faz um bem danado para a auto-estima. Eu mesma quando corri minha primeira meia maratona, saí da corrida e fui para um restaurante almoçar com a medalha no peito orgulhosa do desafio que havia acabado de conquistar.

Como eu falei, muitas vezes, os preços das inscrições são muito altos, e nem todos os corredores têm grana para correr em todas as provas que aparecem. Eu já ouvi alguém falar que correr na pipoca é como comprar um CD ou DVD pirata. Achei exagerado e absurdo. 

Sou da seguinte opinião, se você não usufruir da infraestrutura da organização - água, isotônicos, frutas - e não atrapalhar o ritmo dos participantes que se inscreveram, não há mal nenhum em correr sem ter pago a inscrição. O que não é certo é um "corredor pipoca" tomar a água do participante inscrito e essa água acabar e as pessoas serem prejudicadas pela ação do corredor pipoca.

O que você acha? Eu quero saber a sua opinião. Deixe um comentário no final deste post.

Comentários

  1. Concordo com a sua opinião.
    Estão fazendo das corridas de rua um negócio, a propósito, bastante lucrativo.

    ResponderExcluir
  2. Daniela, eu concordo que os preços das inscrições estão altos, e acho que muitas pessoas que vão na pipoca tem consciência de que não se deve usufruir do que é disponibilizado aos inscritos. Mas veja a corrida para mulheres do Mc Donalds, não pagamos inscrição e a prova foi altamente bem organizada e quase não tinham pessoas correndo na pipoca.

    ResponderExcluir
  3. Daniela, eu n tenho nada contra correr na pipoca... algumas corridas eu até prefiro, pois uso como treino.Mas isso é muito relativo, por que algumas pessoas realmente correm pelo prazer da medalha.

    ResponderExcluir
  4. Tbém não vejo problemas, até mesmo porque as provas são na "rua" e está está à disposição de todos.
    Nunca ouvi qualquer relato de alguma prova que tenha sido atrapalhada por causa disso. E por mais que a gente tenha vontade, não dá$$$ para se inscrever em todas, né!
    Aproveito para parabenizar pelo blog que só agora conheci (fiz alguma pesquisa no google e parei aqui). É muito legal. Já assinei o feed.
    A corrida é algo recente na minha vida e junto com algumas amigas mães iniciamos o #projetodesbarangar pós maternindade...kkkkkkkkkk No nosso blog contamos um pouco sobre isso (o projeto, as corridas e as conquistas) e falamos de tudo ligado ao universo materno infantil. Fica o convite para uma visita: www.bigmothernsbrasilia.com
    Um abraço e qualquer prova a gente se encontra.
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      seja bem vinda a este espaço! Parabéns pela sua iniciativa e das outras mamães que escrevem o Big Motherns!
      Até qualquer corrida!

      Abraço.

      Excluir
  5. Eu não sou contra a pipoca, desde que se respeite os corredores inscritos como você falou. Acho até que deveria ter um movimento em alguma corrida que a inscrição fosse bem cara e todos resolvessem participar na pipoca só pra quer o que acontece. Porque eu acho que não tem lógica cobrar 100 reais numa corrida feita pela Adidas, que conta com vários patrocinadores além da própria marca.

    Marcos.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho feito poucas provas de corrida de rua e, em geral, também gosto de fazer com a inscrição, porém concordo que os preços andam abusivos. Isso não é só na corrida. Nas provas de triathlon também os caras estão abusando demais do preço, porém nesse caso não tem como ir na pipoca porque é necessária a utilização de área de transição, etc, ou faz inscrito ou não faz. No meu caso deixei de fazer algumas provas pelo alto valor da inscrição.
    Voltando às corridas, concordo inteiramente contigo no que diz respeito a não atrapalhar quem está lá inscrito e não usufruir da infraestrutura. Algumas poucas vezes que corri assim (pipoca) eu não tomei água e não usei nada que seria somente para inscritos. Simplesmente corri na rua (que é pública e me custa bem caro por meio de impostos) numa manhã de domingo.
    Só a título de curiosidade, um amigo vai fazer a Meia Maratona Rio Mafra aqui no PR (http://eliteeventos.com/secao/evento/109). É uma prova bem organizada, com premiação, inclusive por faixa etária, distribuem água, isotônico e gel(!). Tudo isso por... 30 reais (10 reais para moradores da cidade). Quer dizer, se uma meia maratona dessas os caras fazem com esse valor (nunca podemos esquecer os patrocínios que bancam boa parte das coisas) é lógico que essas outras perto de 100 reais estão muito acima do necessário. Por mais que se diga que Mafra é interior, que o custo pode ser menor, etc. A diferença é muito grande. Tem muita gente embolsando uma boa grana.
    Infelizmente é a lei da oferta e da procura. As provas, mesmo caras, estão cheias então eles vão cobrar assim. Outro exemplo é o Ironman, a inscrição custa 750 dólares mas acabam em 15 minutos. Nunca vão baixar o preço. E aqui tenho que me penalizar, pois me inscrevi mesmo com esse alto preço. Dizem que sonhos não têm preço. :-P
    Abraço! Bons treinos e boas provas, na pipoca ou não. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton,
      obrigada por nos informar sobre essa meia maratona no Paraná! Que ela sirva de exemplo pra tantas outras provas, curtas ou longas, que não precisa ser caro para ser organizado.
      O Ironman realmente tem uma inscrição bem cara, mas eu conheço pessoas que já fizeram o Iron de Floripa e só tem elogios quanto a organização da competição.
      Boa sorte no seu Ironman!

      Excluir
  7. Olá Dani

    Esta semana iniciei uma nova área no Correr, o grande vicio. Onde toda semana irei indicar algumas postagens para o pessoal, e esta semana seu relato está ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Dani. Conheci seu post pelo blog da Isa.
    Quanto ao tema, eu nunca corri de pipoca e não tenho o interesse, mas não recrimino quem o faz.
    Esses dias li em um blog algo qu eme fez pensar no tema:
    Pro organizador, o pipoca não é ruim, principalmente depois que ele vende todas as inscrições disponíveis. Eles tiram uma foto daquela multidão e vão aos patrocinadores. Ó so, quana gente pode ver a sua marca mesmo não inscrita e com isso ganham mais e maiores patrocínios.
    Por isso minha opção é não pipocar.
    Abç

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, seja bem vindo a este espaço. Apareça sempre que puder. Quero colocar aqui experiência de corredores de outras cidades e cada vez mais aumentar a troca de experiência nesta comunidade de corredores! Parabéns pelo seu blog.

      Excluir
  9. Oi, Dani!!!

    O assunto divide opiniões e é considerado polêmico . Confesso que nunca corri na pipoca. No início não ligava tanto da turma participar assim, mas hoje revendo alguns acontecimentos (conheço gente que usa a estrutura toda do evento - banheiro, água, massagem etc) acho que não vale estar ali. É da consciência de cada um.
    Eu penso que está afim correr vai para o parque, pista, praia, sei lá.

    Ps - Parabéns pelo seu cantinho. Conheci através da Isa.

    super beijo e bons treinos!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse assunto dá pano pra manga! Eu nunca corri na pipoca e não acho correto os que correm a atrapalham o percurso ou bebem a água dos que pagaram. Mas a rua é pública, todos nós pagamos impostos para utilizá-la então não podemos condenar quem aproveita as corridas para treinar no mesmo espaço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Galera !

    Domingo 23 de 2013 vou fazer minha primeira corrida como Pipoca (Track Field Villa Lobos). Pretendo não atrapalhar os corredores que pagaram e nem utilizar os recursos da prova. Mesmo assim, fiquei preocupado em me passar por espertão ou por aquela pessoa q se aproveita dos outros.

    Espero não atrapalhar ninguem....

    Fábio Fernandes

    ResponderExcluir
  12. Conheça a Pipoca’s Run. A primeira corrida exclusiva para pipocas.
    https://youtu.be/GKz8FrIFQo0

    ResponderExcluir

Postar um comentário