Água quente ou água gelada?

Imagem: Getty Images
Qual a temperatura certa da água que devemos ingerir durante a atividade física? Eu particularmente gosto de beber água gelada no dia a dia, me dá mais sensação de frescor. Mas e durante uma atividade intensa como a corrida de rua? A temperatura tanto da água quanto do isotônico podem ajudar ou atrapalhar a performance durante o exercício físico. E eu resolvi ir atrás do que é certo ou melhor.

Muitos preferem o sabor e a sensação da água fria, e pode ser melhor para beber quando você está se exercitando. Ao se envolver numa atividade física intensa existe o aumento da temperatura corporal, e beber água fria pode ajudar a diminuir a sua temperatura de volta ao normal.

De acordo com os especialistas, a água ou isotônico devem ser ingeridos a uma temperatura de 20ºC. 

O consumo de água gelada desvia o fluxo sanguíneo para o estômago, para ajudar na digestão. O que acaba desviando o sangue dos músculos que estão trabalhando para realizar o exercício físico. Com esse desvio do fluxo sanguíneo, os músculos que estão trabalhando podem perder potência diminuindo a qualidade dos movimentos.

Quando se está realizando qualquer atividade física, a temperatura corporal sobe, e o consumo de água quente acaba aumentando mais ainda o aumento da temperatura do corpo. Como esse aquecimento excessivo, a função termorreguladora da água acaba não funcionando. O que pode gerar um colapso no organismo, causando um mal estar ou uma desidratação.

Fontes: WebRun, Mayo Clinic

Comentários

  1. Água quente ninguém consegue tomar mesmo, mas acho que a água na temperatura ambiente mata a sede na medida certa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani.

    Depois que parei de tomar anticoncepcional, voltei a sentir fortes cólicas todos os meses. A dica que tive da minha acupunturista (com quem faço o tratamento) foi de comer e beber tudo quente. Pode ser coincidência, mas as dores cessaram. Evito gelado mesmo.
    super beijo
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir

Postar um comentário