Roupas para correr no frio

A minha participação na Meia Maratona de Nova York 2013 ainda está rendendo posts! A inspiração para o post de hoje veio da lembrança do frio que enfrentamos no dia 17 de março de 2013, quando percorremos os 21km da prova com sensação térmica abaixo de zero. Eu soube depois da corrida que na largada estava fazendo -5º C, e como eu já havia contado no meu relato sobre a meia maratona, eu não senti os dedos dos pelos pelos 3 primeiros quilômetros, até que meus pés ficassem realmente aquecidos.

Daí veio a idéia, porque não fazer um post sobre o que se deve usar para não passar tanto frio, porque frio você vai passar de qualquer jeito, pelo menos até que todo o corpo esteja quente. Eu corri com quase tudo o que tem na lista abaixo: casaco corta vento, 2 blusas de manga longa, legging, meia de compressão até os joelhos, luvas e uma faixa na cabeça para proteger as orelhas. Na foto ao lado, eu já havia terminado a corrida, então ainda coloquei mais um casaco e estava enrolada no plástico que é dado aos corredores com o intuito de aquecer um pouco mais. 

Vamos aos itens essenciais.
  • JAQUETA CORTA-VENTO - As jaquetas corta-vento são um grande aliado do corredor em climas frios, pois permitem que as camadas de roupas junto ao corpo mantenham a nossa temperatura adequada, principalmente se chove. Há muitos modelos leves e com cores refletivas, perfeitos para correr quando já não há mais a luz do sol, garantindo sua segurança.
  • CAMISETAS TÉRMICAS - Já existem uma variedade de camisetas térmicas, perfeitas para a prática da corrida pois são extremamente leves, mantêm a temperatura corporal e permitem a transpiração. É uma boa opção para utilizar junto ao corpo, acrescentando posteriormente uma jaqueta corta-vento.
  • LEGGING - Garantem as pernas aquecidas no frio, além de apresentarem características como leveza, estabilidade e respirabilidade. Na chuva, prefira estes modelos, uma vez que não pesam molhadas, como as calças largas ou de abrigo.
  • LUVAS - Existem uma variedade de modelos de luvas específicos para a corrida, que são leves, não incomodam com costuras e com ampla gama de preços.
  • GORROS - Muitos gorros ajudam a proteger, além da cabeça – um dos locais por onde mais perdemos calor – as orelhas. Os gorros oferecem uma boa sensação de conforto e proteção.
  • ACESSÓRIOS PARA O PESCOÇO - Em locais com o clima frio, é comum encontrar em lojas de running uma espécie de proteção para o pescoço, que podem ser utilizadas também como proteção para a cabeça e orelhas. Proteger o pescoço em temperaturas baixas é fundamental para evitar problemas de garganta.
Ah, e mais um detalhe, que não faz parte do figurino, mas ajuda a proteger os lábios do frio, protetor labial! Sempre uso quando viajo para lugares com baixas temperaturas. Nesta viagem, quando fui pegar o kit da corrida (camisa, número e chip) na Expo da Meia Maratona, eles estavam dando "lip balm", que é o protetor labial, eu fui logo pegando vários. É esse da foto aí embaixo.

Bons treinos e corridas a todos!

Comentários

  1. Oi Dani, bom dia.
    Sempre que viajo pra algum lugar frio a primeira coisa que compro é um lip balm, nos EUA o chapstick! Salva minha vida no inverno.

    Giulia.

    ResponderExcluir
  2. Tava -5°C??? Essa corrida não me pega mais... kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. E essa roupa toda não pesa, não?

    ResponderExcluir
  4. Dani,

    Você ficou linda "amontoada" de apetrechos. Que função heim, menina!!!
    Já é loteria participar da meia de NY e ainda correr assim..

    beijos e bons km's!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Dani.
    Belo post. Ainda não enfentei menos 5,mas 5 positivo não é raro no nosso inverno curitibano.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. É corredora, não é fácil não, a gente se submete a cada coisa por uma boa corrida, né?
    Eu já corri em Cuiabá com temperatura oposta a essa que você falou, lá devia estar mais de 30oC. E tem quem goste.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Nunca corri a -5 mas aqui em Curitiba já corri perto de 0. É uma desgraça para quem detesta frio como eu. Só que é aquele negócio, para quem gosta de esportes não tem o que possa nos fazer desistir. :-)
    Bjs, bons treinos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário