Papo de meninas - A tal da TPM

A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. É caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nos seios, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água. Também pode causar sintomas de depressão, baixa auto estima, Ansiedade Generalizada e Transtorno do Pânico.

Para algumas mulheres, o grande desafio neste período é lidar com o imenso desejo de comer doces, especialmente o chocolate. A explicação para essa vontade súbita é fisiológica. Segundo especialistas, o próprio organismo pede nutrientes encontrados, principalmente, no cacau.

“Na TPM, as mulheres sofrem alterações hormonais muito fortes. Uma delas é a queda da serotonina, o hormônio do prazer”, explica o médico endocrinologista e homeopata, Jupiter Villoz Silveira. A falta dele no organismo provoca angústia e grande ansiedade. “Uma das coisas que ajuda a elevar as taxas deste hormônio é o doce. Por isso, comer chocolate traz alívio imediato.” Mas a sensação de bem-estar é passageira. “Cerca de 40 minutos após o consumo do doce, a serotonina começa a cair drasticamente, fazendo a pessoa sentir vontade de ingerir mais açúcar e em maior quantidade”, observa o médico.

A notícia boa é que os sintomas da TPM  podem ser amenizados ou até mesmo eliminados com a corrida, atenuando cólicas, dores de cabeça e desconfortos característicos do período. Isso porque esse exercício aeróbico atua diretamente na melhor oxigenação do corpo, além de colaborar com a sensação de bem-estar e prazer. 

A médica ginecologista do esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Tathiana Parmigiano, esclarece que, correr durante o período pré-menstrual aumenta a produção de endorfina, substância analgésica e vasodilatadora. Com isso, muitos dos sintomas podem ser minimizados, principalmente a cólica menstrual e as alterações de humor" . Mas a médica ressalta que muitas mulheres não apresentam um bom rendimento nesse período. Por isso o ideal é adequar o treino e programar sessões mais leves nesse momento.

Eu confesso que não sinto essa vontade toda de comer um docinho durante a TPM, mas se eu ver um chocolate, sinto uma enorme satisfação ao comê-lo. Por isso não temos mais desculpa para não querer treinar nesse período, e nem ficar se entupindo de chocolates e outros doces. 

Comentários

  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkk.. Não sei porque mas quando vi o desenho do posto lembrei da Mafalda... Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Não tenho TPM mas eu evito ter chocolate em casa porque a vontade é grande. :-P
    Abraço!
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton,
      os homens têm sorte de não ter TPM, ninguém merece passar por isso. Embora vocês também sofram os efeitos quando as mulheres estão nesse período!
      O chocolate é paixão nacional!
      Abraço,
      Dani.

      Excluir
  3. Correr é bom pra tudo, né, Dani?
    Viva a corrida e viva o chocolate!
    Abraço,
    Greice.

    ResponderExcluir
  4. Dani,
    Eu não sinto grandes transtornos emocionais com a TPM. Sofro das cólicas no primeiro dia da menstruação e isso já é suficiente para me fazer usar bolsa de água quente e trocar o tênis pelas pantufas. Não desejo a ninguém. O que me ajudou foi a acupuntura, aliviou muito mesmo. No mais, é evitar doces em casa e correr, nem que seja leve nesses dias.
    beijos lindona.

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena,
      dizem que a acumputura resolve muita coisa mesmo, mas nunca experimentei! Obrigada pela visita, sem te conhecer pessoalmente já gosto de você.
      Beijo.

      Excluir
    2. Dani Queridona, também sinto o mesmo por ti. Estamos conectadas pela paixão de escrever no blog e pela corrida. beijinhos

      Excluir
  5. Oi Dani porque porque as meninas ficam super irritadas e até choronas na tpm ? Bjos Eduarda

    ResponderExcluir
  6. oi Helena porque nós meninas ficamos choronas e irritadas qndo estamos de tpm ? Bjos . Eduarda

    ResponderExcluir

Postar um comentário