Canelite de novo não!

Felizmente há muito tempo não sofro desse mal, mas vira e mexe converso com algum corredor que está com aquela dorzinha chata na canela, que eu acho que toda pessoa que corre já sentiu ou vai sentir um dia. Não, não estou desejando aquela dor na canela pra ninguém, mas é que esse problema é bastante comum e não acontece só com quem corre, pode acontecer também com quem faz caminhada.

Fui atrás de artigos e estudos sobre o assunto para entender melhor do que se trata a canelite e porque tanta gente sofre com ela.

O impacto repetido e alguns movimentos pode ter esse efeito em alguma pessoas. O atrito com a musculatura dessa região poe causar uma inflamação no periósteo, a membrana que envolve o osso da perna. Essa inflamação normalmente ocorre pelo uso de tênis sem sistema de amortecimento adequado, sobrecarga nos treinos e desalinhamento da pisada.

Sim, usar um tênis próprio para sua pisada é muito importante. Não precisa ser um calçado caro, mas você tem que se sentir confortável. Além disso, é preciso saber dosar a frequência e intensidade dos treinos, bem como fazer um fortalecimento com a musculação. O aumento da massa muscular ajuda na absorção do impacto durante a corrida, e assim aquela membrana, o tal periósteo, e os ossos ficam mais protegidos.

Quando sentir dor é importante que se faça um repouso. Aos primeiros sintomas, evite correr ou então diminua a intensidade para evitar uma lesão mais grave.

Durante o tratamento:
- repouso relativo, dando preferência a exercícios sem impacto, para manutenção do condicionamento físico;
- fazer exrercícios de alongamento;
- com a regreção dos sintomas, fazer exercícios de fortalecimento para a musculatura da perna;
- e corrigir a pisada.

Bons treinos e corridas a todos! E xô canelite!

Comentários

  1. Que susto Dani.
    Ainda bem que está tudo ok contigo!

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    1. Felizmente não tenho canelite faz tempo, Luiz! Só quis alertar o pessoal que corre e não toma alguns cuidados, com esse post!
      Abraço!
      Dani.

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  2. Dani, adorei seu post. Parabéns pelo texto.
    Eu não chego a ter a lesão, mas sempre uso gelo pós um treino intenso. Valeu demais as tuas dicas!!!
    beijinhos e bons kms.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

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    1. Oi Helena!
      Eu acho que a única lesão que tive, e foi em pequena proporção, foi a canelite. Morro de medo de ter alguma outra coisa. Deus nos livre, né?
      Beijo,
      Dani.

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  3. Também já sofri da canelite, Dani, mas felizmente foi rápido e com pouco sofrimento.
    Abraço e boas corridas pra você!
    Marcos.

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  4. Haja paciência e funcional agora.
    Boa sorte, Dani. Estou com um problema similar... É hora de ter a cabeça no lugar e aceitar a redução de volume e perda de alguns poderes que adquirimos durante os treinos em boa forma. :[

    www.runnerhostil.blogspot.com.br

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    1. Comigo tá tudo bem, Runner, mas já passei por isso antes!
      Abraço,
      Dani.

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  5. Também levei um susto quando li o título do post Dani. Kkkk
    Ainda bem que tá tudo certo. Vamos que vamos!
    Bjs
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br

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    1. Oi Milton,
      esse título ficou parecendo pegadinha do Malandro, né?
      Mas felizmente eu não tenho mais sofrido desse mal.
      Alongamento e musculação tem me ajudado muito!
      Beijo e bons treinos,
      Dani.

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  6. Olá Dani,
    Sei muito bem como é essa dor, já passei por isso, principalmente no inicio. As vezes a canela insiste em avisar que está ali (rsrsrs). Acho que realmente as duas coisas mais importantes são o fortalecimento muscular e o descanso.
    Tomara que essas dores fiquem longe da gente né.

    Abrçs e bons treinos

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  7. Ooie Dani... Então já é a seguda vez q estou com canelite.. E vou ti contar uma coisa.. Só Deus mesmo

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  8. Ooie Dani... Então já é a seguda vez q estou com canelite.. E vou ti contar uma coisa.. Só Deus mesmo

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  9. Oi Gabrielle,
    quem que corre e nunca teve uma canelone, né?
    Tem que cuidar direitinho, fazer muito alongamento!
    Melhoras.
    Abraço.

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