Detox - eu já tentei fazer

Por todos os cantos da internet e das conversas por WhatsApp entre amigas(os) ecoa a palavra do momento: detox. Sucos, dietas, alimentos. É uma lista infinita de produtos e regras que prometem ajudar a desintoxicar o seu organismo e deixar o seu corpo muito mais saudável – e, de quebra, com alguns quilinhos a menos também.

Mas, afinal, o que há por trás do rótulo detox? Ao contrário do que muitos imaginam, os sucos detox, por exemplo, não são exatamente light ou diet, e sim uma combinação de vitaminas e nutrientes que o seu corpo precisa. Tomar um copo todos os dias, então, não garantirá cinco quilos a menos na balança no fim do mês por milagre e sim porque o tal suco detox ajudará o seu corpo a funcionar melhor.

Da mesma forma, nutricionistas alertam que a dieta detox que circula pela web pode se tornar, a longo prazo, um perigo para sua saúde. A restrição total das deliciosas gordices da padaria ou do hambúrguer do final de semana por muito tempo pode sobrecarregar o seu fígado e fazer com que você não consuma tudo o que o organismo necessita para trabalhar bem.

O ideal do detox, na verdade, não está na privação de alimentos. E sim no seu poder diurético, que faz com que sucos, dietas e todo o resto de alimentos da lista sagrada dos detox ajudem o seu corpo a eliminar tudo aquilo que é preciso, seja o seu pneuzinho ou os drinks a mais da noite de ontem. Busque o detox para sua saúde e não para se olhar no espelho.

A minha experiência de detox não foi das melhores nem mais fáceis! Eu decidi fazer o detox por um período de 5 dias, começando numa segunda-feira e terminando na sexta. Mas acidentes de percurso podem acontecer, e bem na semana que resolvi fazer a desintoxicação fiquei gripada, muito gripada.

O primeiro e o segundo dia foram para conhecer e praticar o detox, nunca tinha feito nada igual antes. A coisa deveria funcionar mais ou menos da seguinte forma:

Café da manhã:
  • 1 copo de água com gotas de limão
  • Suco verde
Lanche da manhã:
  • 2 fatias de abacaxi, melancia ou melão  com canela em pó
  • Chá verde ou chá de hibisco
Almoço:
  • Salada
  • 1 carne grelhada (frango ou peixe)
Lanche da tarde
  • Maçã, ameixa ou pera
  • Castanha de caju sem sal
  • Chá verde ou de hibisco
Jantar
  • Salada
  • Sopa
Tão achando fácil? Foi bem difícil, pois era tudo isso em quantidades bem pequeninas. Confesso que senti muita fome, como há muito tempo não sentia.

Na quarta-feira, após 2 dias de detox, senti muita fraqueza e ainda estava gripada, então na hora do almoço que é meu horário de musculação senti mal e acabei nem treinando, fui para casa descansar e na volta pro trabalho, chutei o balde, tomei coca-cola e comi bolo. O detox tinha ido pro brejo, mas eu estava fraca, não podia continuar.

Penso em fazer novamente, só não sei quando ainda. Mas quem quiser fazer deve procurar um nutricionista e seguir as recomendações do profissional.

Comentários

  1. Agora sim!!! kkkkkk
    Não é fácil mesmo, amiga!!! Mas não impossível e são só 7 dias, rapidinho... Consegui fazer certinho, correr e até fazer nossa musculação!!! Só senti uma dorzinha de cabeça no meio da semana mas li q é normal na detox...
    Depois nas nossas férias vou fazer de novo!!! Topa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos precisar fazer de novo depois das férias! Topo! Dessa vez sem gripe.
      Beijo.

      Excluir
  2. FAça novamente. A detox dá um choque bem legal em nosso organismo viciado em glúten e outras porcarias.
    Já pensei em tentar, sempre gosto de funcionar perto dos 100%, mas dá uma preguiça e é tanto sacrifício para quem vive devendo calorias pq de treinos de alto volume...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivan,
      vou fazer novamente, quando eu voltar das férias em janeiro, vou precisar, kkkkkk.
      Abraço e bons treinos.

      Excluir
  3. Bela explicação Dani.
    O povo vê uma novdade e acha que é a salvação do mundo.
    O que seria de nós sem as gordices?
    rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva as gordices, Luiz!
      Mas realmente, milagres assim não existem. É tudo uma questão de disciplina alimentar e atividade física!
      Abraço.

      Excluir
  4. Dani,
    compartilha a receita do seu suco verde! rs...
    Bjs,
    Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito simples, Camila.
      Para uma dose:
      4 fatias de abacaxi, 6 folhas de couve, 1 maçã em cubos, 1 pedaço de gengibre, 1 copo d'água.

      Excluir

Postar um comentário