Kettlebell

Desde que eu voltei a fazer musculação em Junho venho utilizando o kettlebell constantemente nos meus treinos, e os resultados têm sido ótimos. Aí pedi ao meu personal trainer, Felipe Seixas, para escrever um post para o blog, já que muitos corredores que praticam a musculação tem utilizado o kettlebell nos seus treinos. E o Felipe, que está super por dentro desse assunto, atendeu meu pedido e escreveu o texto abaixo para explicar o que é esta bola de ferro com alça e pra que ela serve. Antes de mais nada quero agradecer ao Felipe pela contribuição com o blog!

É uma bola de ferro criada na Rússia que possui um formato de chaleira. Era utilizado pelos Russos para demonstrações realizadas em público, que tinha como objetivo, mostrar quem era o mais forte.
Devido ao formato diferenciado, o kettlebell proporciona a realização de movimentos balísticos e se difere do dumbell por mudar o centro de gravidade, que nesse é fora da mão e naquele localiza-se na mão.

O kettlebell é uma ferramenta muito útil e fácil de transportar, podendo ser utilizado dentro de academias, estúdios e em atividades outdoor.

Benefícios do treinamento com kettlebell:
  • Ativação da cadeia posterior e fortalecimento das cadeias musculares;
  • Melhoria do condicionamento físico, da flexibilidade muscular, da mobilidade e estabilidade articular;
  • Alto gasto calórico durante e após a prática auxiliando no processo de emagrecimento;
  • Transferência de força para a realização dos gestos motores esportivos;
  • Auxilia na prevenção de lesão.

Cuidados com uso do Kettlebell:
  • A avaliação médica é imprescindível para que se comece qualquer atividade física.
  • Procurar sempre a orientação de um Profissional de Educação física habilitado.
  • Estar sempre com trajes adequados para prática.
  • Concentrar-se durante a atividade para que não ocorra nenhum acidente.
  • Procurar sempre um local que proporcione o devido espaço para a realização do treinamento.

Estilos de treinamentos com Kettlebell:
  • Hardstyle, que é a prática visando à melhoria das capacidades físicas, esse é o estilo mais praticado no Brasil;
  • Juggling, que são acrobacias com o kettlebell;
  • Girvoy style, que é a competição de levantamentos de kettlebell.

Movimentos básicos realizados com kettlebell:
  • Swing é principal movimento, porque é com ele que se inicia o aprendizado

  • Clean and Jerk (assemelha-se ao arremesso do levantamento olímpico)

  • Military press

  • Snatch (assemelha-se ao arranco do levantamento olímpico)

  • Squat (agachamento)

  • Moinho de vento

  • Levantamento turco

Comentários

  1. Olá Dani,
    também estou treinando com kettlebell desde que comecei a fazer treino funcional. Ótimo post. Parabéns ao seu personal.
    Abraço,
    Antônio.

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    1. O kettlebell é muito bom mesmo, né, Antônio! Dá pra fazer muitos exercícios só com ele.

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  2. Show Dani. O KB é excelete e dá muitos bons resultados.
    Parabéns por tê-lo como aliado.
    abc

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    1. Pois é Luiz, também estou muito satisfeita com os resultados!

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  3. Nossa, muito bom o post, Dani.
    Parabéns ao Felipe. Adorei a dica dos exercícios. Aquele military é pra morrer heim... cansei só de olhar. hahahahaha
    beijinhos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

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    1. Oi Helena, acho que pior que o military é o levantamento turco, acho que aquilo não é coisa de Deus. kkkkkk...

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  4. Esse nosso personal é muito show, né Dani?!
    Muito saudade dele... E de vc... E dos nosso treinos!!!
    Chego já!!!
    Bjssss

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    1. Ano que vem nós estaremos lá firme e forte de novo, amiga!

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  5. Tenho visto muita coisa com esse equipamento. Parece bem interessante mesmo. 2014 vou mudar algumas coisas na minha rotina de treinos (ou funcional ou musculação quero tentar inserir). Vamos ver o que sai. :-)
    Bjs e boas festas!
    Milton - www.vintesemanas.com.br

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    1. Milton,
      se você inserir tanto o funcional quanto a musculação na sua rotina esportiva, vai ter contato com o kettlebell, e vai ver como ele ajuda na performance.

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