Zero Drop

Já que o assunto do último post foi sobre tênis, achei legal continuar nessa linha com esse novo post.

Pelo nome você pode pensar que os tênis chamados de zero drop são os mais minimalistas possíveis. E alguns desses tênis realmente são bem minimalistas. Em outras palavras, os tênis são projetados sem um solado com altura aumentada por partes adicionais ou um aclive entre o calcanhar o antepé, na verdade, o zero drop faz com que o pé do corredor fique relativamente paralelo ao chão.

Por vários e vários anos, os tênis tradicionais foram desenvolvidos com um diferencial de 12 a 15 mm entre o calcanhar e os dedos. Mas nessa nova geração de tênis que estamos conhecendo, os minimalistas moderados vêm com um diferencial de 4 a 10 mm entre o calcanhar e os dedos e o zero drop vem com uma queda de 0 a 4 mm.

Muitos estudos nos últimos anos têm sugerido que um solado alto no calcanhar é o culpado pela maioria das lesões. Em parte porque eles tinham tendência de empurrar mais o corredor para cima, por forçar um impacto maior e por forçar uma rotação maior (pronação e supinação).

O especialista em lesões de corrida, Doutor Jay Dicharry, diz que correr com tênis minimalista é a situação ideal porque permite que o corpo execute o exercício na posição mais natural possível, sem ter que compensar muito o que tênis está tentando fazer com o movimento do pé.

Vejam alguns modelos de tênis zero drop:
Saucony Hattori
Somnio Nada

Comentários

  1. Isso pra mim é novidade! Mas tô vendo que é tênis de corrrida mesmo, diferentes desses que a gente usa também nas academias.
    Só conhecia aquele da Nike que também tem a sola bem fininhal.
    Taí, zero drop, mas um conceito novo pra mim.
    Bjs,
    Camila.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniela,
    mais um ótimo post sobre tênis de corrida, parabéns! E obrigado por nos manter informados!
    Abraço,
    Marcos.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um . Só que o meu é o hattory 2 , esse é o 1 . Diversos estudos mostram que causa menos lesão (quando e feita a adaptação corretamente ) por conta da pisada que entra anti pé o que gera menos tempo de contato do pé com o solo gerando menos impacto nas articulações : tornozelo , joelho quadril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Yuri, é sempre bom ter opinião de profissionais sobre os posts aqui no blog! Eu ainda não experimentei nenhum tênis desse modelo, mas quero provar pra ver se é melhor mesmo!
      Abraço,
      Dani.

      Excluir

Postar um comentário