Outubro Rosa

Outubro chegou! E com ele veio a notícia que posso voltar a treinar semana que vem! Bom que vou poder voltar a correr logo, ruim que é só semana que vem, faltando 2 semanas para a minha meia maratona. Alguns devem estar se perguntando porque eu tô contando que vou voltar a correr semana que vem. Então, arrumei uma lombalgia há duas semanas, mas só na semana passada que resolvi ir ao médico, quando já não estava mais aguentando de dor. Aí foi aquela história, injeção, remédio de 8 em 8 horas, e fisioterapia. Comecei a fisio hoje e a fisioterapeuta pediu para eu voltar a correr só na próxima semana. Então vamos tratar e rezar (#oremos) para que eu esteja pronta para a meia maratona no dia 19 de outubro.

Mas eu vim aqui hoje escrever sobre esse movimento que surgiu no final do século 20, para reforçar a luta contra o câncer de mama. 

O laço cor de rosa, símbolo da campanha, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, e desde então, promovida anualmente na cidade. (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominado Outubro Rosa, Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda com sobreviventes do câncer, partidas de boliche e etc.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno desta causa tão nobre. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar do mundo.

Várias cidades no Brasil e no mundo promovem corridas de rua para representar a causa, e aqui em Brasília no dia 19 de outubro acontecerá a McDonald's 5k - Mulheres em Movimento, acho que pela terceira vez já, uma corrida de rua de 5 km só para mulheres. Eu participei da primeira edição. Foi muito bonita e organizada, e a mulherada toda coloriu as ruas de Brasília de cor de rosa! Esta corrida acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras, e em algumas cidades da América Latina, como Buenos Aires, Assunção, Montevidéu, Lima, Cidade do Panamá, Cidade do México, dentre outras. Infelizmente esse ano não irei participar pois estarei em outras terras correndo uma meia maratona, que também será só para mulheres. Mas a causa é muito nobre e deve ser prestigiada!

Comentários

  1. Causa nobre mesmo, Dani, se eu corresse eu iria prestigiar o evento com certeza!
    Bjs,
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não correndo é possível se manifestar em favor da causa, como usando uma peça de vestuário rosa, ou participando de alguma ação referente ao movimento Outubro rosa, participando de conscientização sobre o exame da mama, etc...
      Beijo,
      Dani.

      Excluir
  2. Dani, desejo melhoras e uma excelente recuperação. Dor na lombar é coisa chata. E qual meia vais fazer em 19 de outubro? Vai ser sucesso heim menina.
    beijos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem
    IG @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helena querida! Logo logo estarei 100% e de volta as pistas!
      A meia que vou fazer agora em outubro é a Nike Women's Half Marathon na Califórnia.
      Beijo,
      Dani.

      Excluir
  3. Muito legal essa iniciativa, Dani!
    Quanto ao teu retorno, vai tirar de letra. É chato parar (sei bem como é isso) mas isso faz parte. Só se machuca quem treina como já falamos. Agora vai voltar e vai correr essa meia maratona que tu tanto quer. Se por acaso não for como tu gostaria, vai ser igualmente divertido e ainda correrá muitas outras na vida!
    Beijos e bom retorno para ti. Sempre na torcida por aqui.
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela força, Milton, palavras de incentivo nessas horas sempre são importantes!
      Beijo,
      Dani.

      Excluir
  4. Dani, que chata essa lesão pouco antes da sua corrida!
    Tô aqui na torcida que você melhore logo!
    Beijos e boa recuperação.
    Camila.

    ResponderExcluir

Postar um comentário