Mês de treinos longos

Semana passada eu publiquei no meu Instagram (@daniela_menezes) e no meu perfil do Facebook a foto ao lado, pois no sábado eu iria fazer meu primeiro treino longo do ano, a planilha pedia 16km trote solto. Aí me perguntaram no Facebook o que era um longão! Esse termo pode parecer trivial pra quem corre, mas pra quem não está no mundo da corrida de rua, pode dar várias interpretações. Aí veio a ideia de escrever um post sobre o tema já que estarei fazendo longão nos próximos 2 finais de semana antes da meia maratona em Fevereiro.

"Longão é o treino mais longo de uma planilha de corrida", diz o especialista em Fisiologia do exercício da UNIFESP (Universidade Federal Paulista), Fabiano Peres. Simples, não é? Muitas vezes, nem tão simples assim é se manter firme com treinos mais longos do que os de costume. Mas vale a pena insistir para sentir os resultados melhorarem visivelmente.

Para definir o longão em sua rotina de treinos, o ideal é procurar um treinador ou assessoria de corrida, pois tudo depende do seu preparo físico e dos objetivos que deseja alcançar. Mas existem algumas variações básicas. Se o corredor já é treinado, experiente e já fez algumas provas longas, o longão vai fazer jus ao nome e será realmente longo. Mas se a pessoa está começando, pode ser praticamente o mesmo tempo que dura um treino normal. A diferença está na forma como o longão é feito, contínuo, sem tiros, sem intervalos, e sem interrupções.

O importante é ter me mente que o longão trará benefícios importantes, mesmo que você não esteja disposto a encarar uma maratona. Entre outras coisas, o corredor vai ganhar confiança, resistência física e tolerância mental. E quanto maior a distância, maior a perda de peso. Na minha opinião, o que mais pesa é a tolerância mental, porque às vezes o corpo está preparado, mas a cabeça pede para parar, e outras vezes o corpo está esgotado, mas a cabeça quer continuar.

Cada corredor tem a sua distância. Os treinos mais longos são indicados para todos os corredores, desde os que estão se divertindo até os que querem completar uma maratona. Confira as recomendações e entenda porque se deve fazer longões, de acordo com a distância que você corre ou quer atingir em uma prova, retiradas da revista Runner's World Brasil.

  • 5km - Não é obrigatório, mas é importante, correr 2 ou 3 km além dos 5km vai ajudá-lo a atingir a meta.
  • 10km - Também não é essencial, mas pode ser um diferencial, pois quem faz 15km num treino está mais preparado para os 10km.
  • 21km - É necessário para adaptar o organismo ao desgaste e trabalhar a mente para encarar o desafio.
  • 42km - É essencial! Sem os longões o risco de lesão aumenta e você não terá ideia de como sua cabeça se comportará durante a maratona.

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