O crossfit e a corrida


Desde o início de janeiro estou praticando crossfit como um complemento aos meus treinos de corrida. Ando meio cansada da musculação tradicional, mas como não posso deixar de praticar exercícios para fortalecer o corpo para a corrida de rua, então resolvi mudar de ares. Saí da academia e comecei a frequentar o box, como são chamadas as academias de crossfit. 

Já falei um pouco sobre o crossfit aqui no blog um tempão atrás (leia aqui). O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral, que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica para qualquer tipo de pessoa. A modalidade melhora a resistência cardiorrespiratória, muscular, aumenta a força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

De acordo com especialistas, para quem corre, a técnica garante aumento da força muscular global devido a variações de movimentos e exercícios. Além disso, proporciona um aumento considerável na capacidade cardiopulmonar do atleta. 

Falando por mim, posso dizer que ganhei mais força e flexibilidade. Os treinos são extremamente puxados, transpiro bastante, até mais do que durante o treino de corrida. Estou praticando de 2 a 3 vezes por semana, normalmente às segundas, quartas e sextas, mas os treinadores sugerem de 3 a 4 vezes por semana. Quando tenho um treino longo no sábado, não vou ao crossfit na sexta-feira, pois sinto mais cansaço para completar os km exigidos pela planilha. E aí eu prefiro dar prioridade a corrida que é o meu primeiro esporte!

Comentários

  1. Vários amigos tem migrado tambem. Parace legal, mas tenho dado preferencia a atividas mais zen para o crosstraining. Pilates e Yoga tão na agenda semanal.

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    1. Pois é, tem muito corredor praticando Crossfit!

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  2. Oi Daniiiii,
    que legal que estás fazendo crossfit, nunca tentei a modalidade, mas já vi uma aula e imaginei que deve ser muito puxado.
    Bjs,
    Camila.

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  3. Eu já tentei o crossfit mas desisti, Dani, aquilo definitivamente não é para qualquer um, quanto mais pra mim. Muito difícil! kkkkk... Prefiro ficar na musculação mesmo.
    Abraço,
    Antônio

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  4. Treinos de força são muito importantes na corrida, crossfit é puxado

    Unleash the runner in you

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  5. Se eu fizer um treino de crossfit de 2 a 3x por semana, ele substitui o preparo muscular de academia?
    Para uma maratona, você recomenda fazer o crossfit como parte do complemento da planilha?
    Obrigado!

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  6. Olá Mamuro,
    não sou profissional de Educação Física para dizer o que é o melhor complemento para a corrida. Será melhor você consultar um profissional.
    Mas te digo da minha experiência que o Crossfit melhora muito o condicionamento mas também tem causado muitas lesões quando feito incorretamente, mas que muitos esportes.
    Hoje já não pratico mais Crossfit, voltei para a musculação tradicional e também faço pilates, acho ambos ótimos complementos a corrida!

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    1. Oi Daniela!
      Muito obrigado pela resposta e pela atenção.
      A dúvida é que não sou fã de academia e vi no crossfit um
      aliado forte para musculatura e condicionamento!
      Um grande abraço!!

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