Por que devemos alternar o tênis de corrida?

Os calçados sofrem alguma deformação (principalmente no amortecimento) por conta do impacto das passadas, o que faz com que eles precisem de um tempo para se recuperar e voltar ao normal. Por isso, usar sempre o mesmo tênis não é uma boa estratégia.

Além disso, a durabilidade do calçado pode ser afetada e seu desempenho pode ser reduzido quando você não desgruda de um único modelo. O ideal, então, é fazer a alternância de calçados, o que além de garantir maior durabilidade, permite ao atleta maior fortalecimento muscular e reduz a chance de lesões.

Uma pesquisa publicada no Scandinavian Journal of Medicie & Science in Sports confirmou a diminuição do risco de lesão entre os corredores que alternavam tênis nos treinos. Os pesquisadores acompanharam 264 corredores amadores durante 22 semanas, monitorando sua troca de tênis, volume de treinamento, índice de lesões e práticas de outros esportes.

Um terço dos corredores sofreu algum tipo de lesão relacionada à corrida, que foi caracterizada no estudo como qualquer dor ou queixa nas pernas e porção inferior do tronco que os impediu de realizar a atividade por pelo menos 1 dia.

Aqueles que utilizaram no mínimo dois pares de tênis diferentes em relação a marca, modelo ou versão apresentaram um risco 40% menos de lesões em relação aos que utilizavam sempre o mesmo par de tênis. A incidência de lesões também foi menor naqueles que praticavam outro tipo de esporte, que não somente a corrida.

Ao final da pesquisa os autores deixaram um recado: "múltiplos pares de tênis e participação em outros esportes são estratégias que levam a variação na sobrecarga imposto sobre o sistema músculo esquelético. Elas deveriam ser aconselhadas aos corredores recreacionais para a prevenção de lesões na corrida."

Fonte: Mizuno e Asics.

Comentários

  1. Muito bom o artigo, Dani. Isso é fundamental mesmo, especialmente para quem corre com bastante frequência. Hoje em dia revezo entre 5 pares de tênis. Tudo bem... nem tanto ao céu nem tanto à terra. Kkkk
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Dani corredora! Valeu pela informação!
    Abraço,
    Marcos.

    ResponderExcluir
  3. Legal, Dani, bom saber! Estou pensando seriamente em começar a correr. Torça por mim.
    Abraço,
    Antero.

    ResponderExcluir
  4. Dani, estou com seis tênis no armário de sapatos. Dividi entre tênis de treinos na chuva/areia, tênis de dia de prova e treinos para longões. Aí o que fica de opção no dia eu caso com modelito. As vezes saí umas combinações tipo verde, vermelho e roxo. Só rindo.
    beijos lindona.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

    ResponderExcluir
  5. Sim, é de facto muito importante cuidar dos ténis! Ter pares para ir rondando e cuidado a não colocá-los directamente ao sol a secar, para o amortecimento não ser afectado

    Abraço

    Unleash the runner in you

    ResponderExcluir

Postar um comentário