São Francisco para corredores

Há muito tempo eu havia publicado aqui no blog dicas de locais bacanas para correr em Brasília e em Nova York. Eu como eu já andei um bocado pela Califórnia, duas vezes a passeio e uma para participar de uma corrida, achei interessante dividir com os leitores deste blog informações de locais bons para correr na linda cidade de São Francisco. Eu sou suspeita para falar de SF porque realmente me apaixonei pela cidade.

Quem conhece São Francisco sabe que lá tem muitas subidas urbanas íngremes, dizem até que é o local onde há mais subidas no mundo. Então se você gosta de desafios, se sentirá tentado e desafiado a correr por aquelas bandas, pois além das ruas íngremes, o visual da cidade é muito bonito, tem montanha, tem a baía, muitos parques, muito verde, enfim, já falei disso tudo em outros posts quando estive lá. Vamos aos locais para a prática da corrida.

Crissy Field to Hopper's Hands

Este é um trecho clássico de São Francisco. Ida e volta ao longo da baía. O percurso é plano e muito conhecido por ser ótimo para fazer treinos de velocidade embora tenha muito movimento de pessoas. Começa no Crissy Field que é chamado de porta de entrada de um bairro chamado Presidio. O trecho continua até a extremidade do estacionamento de Fort Point, onde há um alambrado que interrompe a continuação do trajeto. Nesse alambrado, você verá uma placa com duas mãos, as Hopper's Hands, ou mãos de Hopper. Diz a lenda que Hopper era um ferreiro da Ponte Golden Gate que percebeu que os corredores tinham um ritual de dar um tapa no alambrado ao fazer a volta. Então ele fez a placa com o desenho das mãos para que as pessoas pudessem bater ao chegar no fim do caminho. Eu tive a oportunidade de fazer parte desse percurso de bicicleta.

Golden Gate Park

O parque é um paraíso verde localizado entre os bairros Richmond e Sunset. Neste local existem várias opções para correr. Calçadas pavimentadas, trilhas de pista única, morros no Strawberry Hill, uma pista de corrida na areia no Polo Fieds, uma pista revestida de borracha de 400m no Kezar Stadium. Corri no Golden Gate Park num trecho da Nike Women's Half Marathon 2014.

Embarcadero

Se a ideia é fugir das ladeiras, vá para o Embarcadero. Esta rota cobre a margem leste de São Francisco e é agradavelmente plana. Percorrer o Embarcadero é uma oportunidade de ver várias paisagens da cidade durante a corrida. Quando chegar ao Fisherman's Wharf é preciso ficar atento pois esta região é altamente turística, muitas lojas, bares, restaurantes e turistas desatentos. Eu caminhei pelo Embarcadero na minha primeira ida a São Francisco, do Ferry Building Marketplace até o Fisherman's Wharf. Na minha segunda ida, fiz esse trajeto de bicicleta.

Marin Headlands

Marin Headlands oferece uma das vistas mais bonitas da baía de São Francisco. A subida é muito conhecida pelos corredores e ciclistas locais, pois a vista vale o sofrimento da subida. Existem trilhas ao longo do penhasco. Para chegar lá, é preciso atravessar a ponte Golden Gate.
City Loop

Com um percurso de aproximadamente 25,9km, esta rota combina distância com paisagens que São Francisco tem a oferecer para formar uma corrida longa difícil de esquecer. É possível experimentar um passeio pelo Golden Gate Park, a costa de terreno acidentado do Land's End, o mar agitado e as paisagens da ponte Golden Gate, os bosques de ciprestes do Presidio dentre outros lugares. Boa parte do percurso chamado de City Loop é percorrido durante a meia maratona.

Presidio Trail Run

Em 1776, o Presidio Trail Run era um posto militar avançado espanhol, depois se tornou um posto do Exército americano, e agora é parte da Área Nacional de Recreação Golden Gate. É uma grande área verde dentro da cidade com muitas trilhas e subidas desafiadoras. Metade do percurso da rota é feito sobre uma trilha de pista única e a outra em calçadas pavimentadas. É possível correr por bosques de ciprestes, do Presidio até a costa e inclusive passar por baixo da Ponte Golden Gate. Nesse trecho da ponte existe um pequeno túnel, também utilizado como rota da meia maratona.

Double Dipsea

A trilha Dipsea se tornou famosa devido à Prova Dipsea, a corrida em trilha mais antiga dos Estados Unidos, primeiramente realizada em 1905, que começa no Mill Valley e termina em Stinson Beach, totalizando 11,8km. Este percurso desafiador oferece uma quantidade significativa de subidas e algumas paisagens bem bonitas. Aos corredores iniciantes, recomenda-se correr com alguém que conheça o percurso pois as trilhas não são bem marcadas e os cruzamentos com  as estradas podem ser perigosos.

Golden Gate Bridge

Quem resiste a um passeio na gigantesca construção de ferro alaranjada? Cruzar a ponte a pé ou de bicicleta, como eu fiz, é um rito de passagem para os cidadãos de São Francisco. Ela também é uma grande atração turística, por isso, se não quiser trombar com uma multidão de turistas tirando fotos e passeando pelo local, chegue cedo. A Maratona de São Francisco atravessa a ponte.

Ninja Loop

Este percurso de trilha é tradicional e muito antigo, pois alguns maratonistas começaram a utilizá-la para encaixar os treinos para maratona nas primeiras horas da manhã antes do trabalho. O percurso conta com duas trilhas Miwok e Marincello. Dizem que o mais bacana de correr nesse trajeto é sair de casa cedo para treinar e assistir o nascer do sol sobre São Francisco.

Northside Loop

A beleza do percurso de Northside é que ela segue os perímetros do topo do monte Tamalpais, e lá ficam as subidas mais difíceis de São Francisco. Mas ela conta com subidas leves, bosques e lindas paisagens de toda a baía vista da face sul da montanha. O terreno neste percurso varia entre pista técnica com um trecho de xisto solto até espaçosas estradas com matas ao redor.

Você já correu em parques e trilhas em outras cidades? Então conta pra gente. Sua experiência pode render um bom post no blog.

Comentários

  1. Poxa, se eu já tinha vontade de conhecer a Califórnia, agora estou com mais vontade ainda.
    Ótimo post!
    Abraço,
    Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecer a Califórnia é um must go, Greice!

      Excluir
  2. Dani, meu sonho correr em Califa. Ver o mar, curtir uma onda...
    Me apaixonei pela imagem do golden gate park.
    beijo lindeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então arrume uma corrida lá, Helena, aquele lugar é um sonho! O Golden Gate Park é realmente lindo, e tem várias coisas lá dentro. Enfim, eu poderia passar o dia todo falando sobre São Francisco.
      Beijo.

      Excluir
  3. Dani,
    você é quase uma local?!
    Bjs,
    Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera, Camila, vontade de ser local lá é que não falta!

      Excluir
  4. Realmente a Califórnia é encantadora, Dani, preciso arrumar uma corrida pra ir pra lá!
    Abraço,
    Marcos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário