Sobre descanso e corridas

Não, este não é um post para justificar minha ausência nos treinos nas 2 últimas semanas. Depois da Golden Four Asics, fiz apenas um treino, e estou parada há praticamente 2 semanas. Eu ia falar que fiquei OFF esses dias todos por motivos alheios a minha vontade, mas estaria mentindo, eu não treinei esses dias por pura preguiça e vontade de descansar um pouco, depois de 2 meses dedicada aos treinos para a meia maratona.

Tão importante quanto a alimentação e os treinamentos, o descanso deve fazer parte da vida de qualquer corredor, seja ele amador ou profissional. Mesmo que a empolgação após uma boa prova ou treinamento produtivo seja grande, é essencial que o atleta saiba dedicar um tempo entre suas atividades para regeneração.

A importância do descanso não está só em poupar os músculos. Com ele, o atleta ganha em força e velocidade. O exercício físico é quase sempre uma agressão ao corpo. Com ele o atleta sofre pequenas lesões e acumula ácido lático. O repouso permite que o corpo seja realinhado e, assim, há uma supercompensação, fazendo com que o atleta fique mais forte.

Mas o descanso não significa que precisamos ficar sem nenhum tipo de esforço físico. Eu por exemplo, não corri nessas 2 semanas, mas continuei indo a musculação. Para os especialistas, o repouso ativo pode ser até mais produtivo que a pausa total.

De acordo com o técnico de corrida Emerson Bisan, o repouso ativo pode ser feito diminuindo-se a intensidade do treinamento, dando um trote mais leve, até mesmo dentro do treinamento. Uma massagem ou alongamento são bem produtivos para o corredor. E ele alerta que isso depende do nível que o atleta está, se for um iniciante em corridas o repouso total também é bem vindo.

Mas amanhã é terça-feira, dia de treino com a assessoria, e estarei lá logo cedo para cumprir os 12 tiros de 400 m conforme minha planilha. Agora, se amanhecer chovendo, aí vou ter que correr na esteira.  :(

Abraço e bons treinos a todos!

Fonte: Site O2 por Minuto.

Comentários

  1. Legal Dani! Eu estou OFF por motivos alheios a minha vontade.. umas 3 semanas totalmente parada. :-(
    Deu preguiça da musculação.. devo começar a nadar em breve.

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    1. Relaxa, Carol, isso é passageiro, já já você volta as pistas!

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  2. Oi Dani,
    a foto tá show! É no Rio?
    Abraço,
    Greice.

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  3. Quando o corpo reclama, devemos saber escutá-lo e dar um descanso!

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  4. Dani, dar uma parada é bom também.
    A gente ganha um fôlego depois de um ciclo tão grande de treinamento para meia.
    Você já pode desacelerar também, que é época de festas. E conciliar agenda nessa época é meio dureza. hohohoho
    beijão
    Helena
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    1. Oi querida, chega essa época a gente meio que entra em ritmo de férias, né?
      Beijo.

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