Sobre descanso e corridas
Não, este não é um post para justificar minha ausência nos treinos nas 2 últimas semanas. Depois da Golden Four Asics, fiz apenas um treino, e estou parada há praticamente 2 semanas. Eu ia falar que fiquei OFF esses dias todos por motivos alheios a minha vontade, mas estaria mentindo, eu não treinei esses dias por pura preguiça e vontade de descansar um pouco, depois de 2 meses dedicada aos treinos para a meia maratona.
Tão importante quanto a alimentação e os treinamentos, o descanso deve fazer parte da vida de qualquer corredor, seja ele amador ou profissional. Mesmo que a empolgação após uma boa prova ou treinamento produtivo seja grande, é essencial que o atleta saiba dedicar um tempo entre suas atividades para regeneração.
A importância do descanso não está só em poupar os músculos. Com ele, o atleta ganha em força e velocidade. O exercício físico é quase sempre uma agressão ao corpo. Com ele o atleta sofre pequenas lesões e acumula ácido lático. O repouso permite que o corpo seja realinhado e, assim, há uma supercompensação, fazendo com que o atleta fique mais forte.
Mas o descanso não significa que precisamos ficar sem nenhum tipo de esforço físico. Eu por exemplo, não corri nessas 2 semanas, mas continuei indo a musculação. Para os especialistas, o repouso ativo pode ser até mais produtivo que a pausa total.
De acordo com o técnico de corrida Emerson Bisan, o repouso ativo pode ser feito diminuindo-se a intensidade do treinamento, dando um trote mais leve, até mesmo dentro do treinamento. Uma massagem ou alongamento são bem produtivos para o corredor. E ele alerta que isso depende do nível que o atleta está, se for um iniciante em corridas o repouso total também é bem vindo.
Mas amanhã é terça-feira, dia de treino com a assessoria, e estarei lá logo cedo para cumprir os 12 tiros de 400 m conforme minha planilha. Agora, se amanhecer chovendo, aí vou ter que correr na esteira. :(
Abraço e bons treinos a todos!
Fonte: Site O2 por Minuto.
Legal Dani! Eu estou OFF por motivos alheios a minha vontade.. umas 3 semanas totalmente parada. :-(
ResponderExcluirDeu preguiça da musculação.. devo começar a nadar em breve.
Relaxa, Carol, isso é passageiro, já já você volta as pistas!
ExcluirOi Dani,
ResponderExcluira foto tá show! É no Rio?
Abraço,
Greice.
Quando o corpo reclama, devemos saber escutá-lo e dar um descanso!
ResponderExcluirDani, dar uma parada é bom também.
ResponderExcluirA gente ganha um fôlego depois de um ciclo tão grande de treinamento para meia.
Você já pode desacelerar também, que é época de festas. E conciliar agenda nessa época é meio dureza. hohohoho
beijão
Helena
Blog Correndo de bem com a vida
Twitter @Correndodebem
IG @correndodebem
Oi querida, chega essa época a gente meio que entra em ritmo de férias, né?
ExcluirBeijo.