Correr de manhã ou à noite?

A corrida é a queridinha entre as atividades físicas já há algum tempo! É um esporte extremamente democrático. Não exige grandes investimentos e ainda pode ser feita praticamente em qualquer lugar a qualquer hora. O que nem todo mundo sabe é que cada período do dia oferece vantagens e desvantagens que podem afetar o desempenho do corredor. A umidade do ar, a concentração de poluição e a temperatura são fatores que devem ser levados em consideração na hora de definir um horário para incluir o esporte na rotina.

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Quando eu comecei a dar meus primeiros passos na corrida eu só corria em esteira, trabalhava o dia todo e fazia pós-graduação a noite, então o único horário que eu tinha para treinar era o horário do almoço. Como na casa dos meus pais tinha esteira, eu unia o útil ao agradável, ia para lá correr na esteira por 30 minutos, depois tomava banho, almoçava e voltava ao trabalho.

Nessa época precisei tirar férias mas não viajei, então resolvi que poderia fazer meus treinos na rua no final da tarde. Aí passei a correr lá pelas 5 horas da tarde, e nessa época intercalava corrida com caminhada, só que mais caminhada. Um tempo depois entrei para uma assessoria de corrida e comecei a treinar a noite, depois que saía do trabalho, mas por outras razões tive que me readaptar e começar a treinar de manhã cedo, e assim sigo até hoje, às terças, quintas e sábados treino logo nas primeiras horas da manhã.

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Temperatura
Manhã: os primeiros horários da manhã costumam ser os de temperatura mais amena e, portanto, os mais recomendados para correr. O calor excessivo a partir das 10 horas causa maior desgaste físico e pode levar ao hiper aquecimento corporal, ocasionando queda da pressão arterial e até desmaio.
Noite: sem sol, esse período do dia geralmente é mais fresco. Porem, o ar frio costuma deixar os músculos mais contraídos, sendo necessário, portanto um aquecimento mais caprichado antes de começar a corrida.

Umidade
Manhã: procure horários do dia em que a umidade do ar esteja razoável, pois, quando está baixa, pode afetar o desempenho do corredor, principalmente se ele sofrer de problemas respiratórios. O ar seco precisa ser umedecido pelas vias aéreas nasais, podendo causar irritação, o que prejudica a respiração do atleta.
Noite: como o oxigênio é um dos combustíveis que permitem a prática de exercícios, a pessoa pode perder o ritmo se a respiração estiver prejudicada. À noite, a umidade do ar também pode estar baixa. Por isso, procure escolher treinar após uma chuva no fim da tarde, por exemplo.

Poluição
Manhã: correr no período da manhã te deixa menos exposto à poluição, já que a movimentação de carros é menor na madrugada.
Noite: nesse período, o ar fica carregado de gás carbônico e pobre em oxigênio. A alta concentração de poluentes pode desencadear acessos de tosse, irritação nasal e até dor de cabeça. Se for realmente necessário correr à noite, então o ideal é optar por sábados e domingos que costumam ser menos poluídos que os dias da semana devido a menor concentração de veículos nas ruas.

Perigos
Manhã: correr na rua é um pouco perigoso seja de manhã ou de noite pela falta de respeito dos motoristas com os pedestres. Mesmo assim, o dia oferece uma vantagem, você consegue ver obstáculos com mais clareza e ser visto mais facilmente por quem está dirigindo.
Noite: a menor visibilidade aumenta o risco de acidentes. O mais indicado é optar por parques ou praças que tenham piso regular e que sejam bem iluminados.

Roupa
Manhã: o ideal é usar roupas claras, que absorvam menos calor. O uso do filtro solar é fundamental, e acessórios como óculos de sol e boné nas primeiras horas do dia.
Noite: não há qualquer restrição de cor, mas é importante ficar atento ao tipo de vestuário, e isso vale para qualquer hora do dia, usar peças muito justas e pouco elásticas impede uma boa movimentação.

Alimentação
Manhã: grande parte das pessoas que pratica exercícios no turno matutino parte para o trabalho em seguida, o que exige tempo cronometrado para cada atividade. Com disciplina é possível seguir uma agenda sem problemas. O problema surge quando o atleta acorda um pouco atrasado e decide pular o café da manhã para não atrasar o cronograma. O corpo gasta mais energia mesmo quando estamos dormindo e, por isso, precisará de nutrientes ao despertar.
Noite: quem não consegue seguir horários da manhã a risca pode obter mais vantagens ao correr à noite. O treino provavelmente será depois do expediente e, com isso, haverá tempo de sobra para planejar a alimentação adequada.

Relógio Biológico
Manhã: algumas pessoas simplesmente não funcionam no período da manhã. Eu até que sou uma pessoa bem diurna. O relógio biológico individual deve ser levado em conta no momento de definir o horário da corrida. O horário correto para uma pessoa fazer atividade física é o horário onde ela tem melhor concentração o que tornará seu desempenho melhor.
Noite: se você é do tipo que não consegue dormir cedo e costuma ser mais ativo no período noturno, então provavelmente seu rendimento na corrida também seria maior de noite. Mas fique atento a sua rotina, chegar em casa exausto todos os dias desestimula a prática de exercícios nesse período.

Fonte: Guia de Corrida

Comentários

  1. Ai, Dani, de manhã eu não sou ninguém!

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  2. Olá corredora,
    só tenho conseguido correr a noite depois do trabalho, pois tenho que levar meu filho na escola logo cedo, mas concordo que fazer qualquer tipo de atividade física pela manhã é bem melhor.
    Abraço,
    Marcos.

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  3. Acordar cedo pra fazer atividade física não é comigo, Dani, mas sei que isso é questão de hábito.
    Bjs,
    Giulia,

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  4. Oi Dani,
    meu relógio biológico funciona melhor pela manhã, não sou uma pessoa que acorda de mau humor, acho que me habituei a praticar atividade física logo cedo, em compensação vou cedo pra cama.
    Abraço,
    Greice.

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  5. Oi Dani, eu prefiro correr pela manhã, porque no final do dia, fico MUITO cansada por conta do trabalho. Se não treinar de manhã, tenho certeza de que não farei à tarde e, muito menos, à noite (que ainda tem o agravante de me deixar muito "ligada" e custar a dormir)...
    Ótimo post...
    Um super beijo e bons treinos!
    Carolina
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    Respostas
    1. Oi Carol,
      eu também rendo mais pela manhã! E depois nada atrapalha meu treino logo cedo e o treino não atrapalha outros compromissos!
      Beijos.
      Bons treinos e viagens!

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