Eu testei: Garmin Forerunner 230

O Garmin Forerunner 230 foi lançado em outubro de 2015 juntamente com os outros modelos da família, o  F 235 e o F 630, mas só agora pude testá-lo. E só pra deixar claro, os reviews que eu faço não são jabá, todos os produtos que testo e comento aqui no blog foram minhas aquisições (Garmin, me ajuda, adoro seus produtos)!

Imagem: Garmin
Os modelos 230 e 235 são quase idênticos, o que diferencia um do outro é que o 235 possui no próprio relógio um sensor para ler a frequência cardíaca do atleta diretamente no pulso, sem precisar de nenhum outro equipamento. E o 230 ainda trabalha com a cinta de peito para ler os batimentos cardíacos. Ah, e o preço também é diferente. O F 230 é mais barato do que o 235, mas como eu não uso a cinta, então preferi comprar o modelo mais barato mesmo.

A linha Forerunner oferece a maioria das ferramentas que o corredor precisa, distância, pace, opções de treino intervalado, notificações a partir do smartphone, acompanhamento de atividades diárias, conexão via bluetooth com o celular, utilização do Garmin Connect.

O relógio tem pulseira emborrachada e é muito, muito leve, aliás esse é um dos principais pontos positivos do modelo, seu peso em torno de 42g, você nem percebe que está de relógio. Ele é resistente a até 50 m de profundidade. De acordo com o fabricante, a sua pulseira de borracha é resistente ao suor.

A tela tem 215 x 180 pixels de resolução, tem algumas cores básicas para diferenciar as funções do relógio, e possui a tradicional backlight ao pressionar o botão esquerdo superior.

O dispositivo pode ser sincronizado com periféricos, como cintas de frequência cardíaca, e exibe dados relacionados ao corpo do usuário. Utilizando o GPS, o relógio é capaz de traçar rotas para o corredor, mostrar o tempo estimado do percurso e quando as paradas para descanso devem ser feitas.

Os avisos de áudio ajudam a manter o ritmo ao emparelhar o Forerunner 230 com um smartphone compatível (eu tenho iPhone, e sei que os aparelhos da Apple são compatíveis, não posso opinar sobre outras marcas, mas no site da Garmin tem essa informação). Recursos inteligentes incluem notificações com aplicativos Connect IQ. Outros recursos conectados incluem carregamentos automáticos para o Garmin Connect e rastreamento em tempo real. Planos de exercícios e treinos avançados podem ser baixados no seu relógio com o aplicativo Garmin Connect (ou pelo Website).

O ponto negativo desse relógio, que aliás não é só do F230, mas da grande maioria dos relógios da Garmin, é que cada modelo tem um tipo de carregador diferente, dos 3 modelos que já usei, cada carregador era de um jeito diferente do outro. E os modelos novos, não sei se todos, vêm apenas com o cabo USB, não vêm com tomada.

Vejamos algumas especificações técnicas informadas pela Garmin:
  •  controla dados físicos e dados de desempenho
  • dimensões: 45 mm x 45 mm x 11,7 mm
  • diâmetro: 31,1 mm
  • peso: 42 g
  • bateria recarregável de íons de lítio
  • vida útil da bateria: até 9 dias em modo relógio, até 15 horas com GPS ligado
  • notificações inteligentes (apresenta alertas de e-mail, mensagens de texto e outros quando emparelhado com um smartphone)
  • alerta de vibração
  • controle de música
  • encontrar um telefone
  • controle da VIRB (action camera da Garmin)
  • mapas e memória interna
  • histórico de voltas: 200 horas de dados de atividade
  • funcionalidades de corrida
  • acelerômetro
  • recordes pessoais
  • disponível nas cores: preto/branco, amarelo/preto, roxo/lilás 
Gostou? Deixe seu comentário, bons treinos e até o próximo post!

    Comentários

    1. A Garmin e sua mania de mudar os carregadores de modelo pra modelo! Deve ser de propósito.
      O post tá muito bom, Dani. Só o preço no Brasil que é duro de aceitar.
      Abraço,
      Marcos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é, Marcos, nos EUA o preço super vale a pena, mas a conversão pra real é de chorar!
        Abraço,
        Dani.

        Excluir
    2. Esse modelo é aquele que também serve para usar por quem pedala?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim!
        Esse modelo tem opção para corrida e ciclismo.

        Excluir
    3. Bom dia, Dani. Você sabe dizer se esse Garmin sincroniza o Connect com o Nike Running?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, todos os relógios da Garmin que têm bluetooth conseguem sincronizar com o Connect Garmin, que por sua vez se conecta a outros apps de monitoração de corrida, pedal!

        Excluir
    4. boa noite Dani, Vc conseguiu usar os controles de música no GF230?

      ResponderExcluir
    5. Bom dia, Dani. Tenho um Gramis 230 e ele parou de mostrar o percurso da minhas corridas, vo cê o que pode ter aconteido?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pode ser que o recurso de GPS não esteja funcionando, ou esteja desabilitado, pois apenas com o GPS ligado, o 230 poderá registrar o percurso feito.

        Excluir
    6. Boa tarde, Daniela! Muito bom o post..
      to a fim de comprar um relógio para correr, mas to com dúvida.. Gosto de correr escutando música.. se puder, gostaria que me recomendasse um relógio que dê p colocar o spotify offline e conectar por bluetooth com os fones de ouvido, sem precisar levar o celular junto. Tem essa opção no mercado?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Reinaldo,
        o único relógio que eu conheço que tem essa funcionalidade é o Apple Watch. É possível usar um fone com conexão Bluetooth e sincronizar as músicas com ele através do iTunes, pois ele possui um app próprio para tocar música, no entanto você não precisa de um iPhone. Espero ter ajudado.

        Excluir
    7. Muito bom, amiga!!! Já sei qual será meu próximo GPS, tem o que preciso e o custo x benefício (comprando fora) é bom também!!! Tá U$ 179 na Amazon!!!

      ResponderExcluir
    8. Daniela,
      Realmente o Garmin 230 não vem com a tomada, tem apenas o cabo USB.
      Você sabe se é possível utilizar a tomada do celular para conectar o USB do Garmin 230?
      Estou com medo de arriscar...
      O manual informa apenas o carregamento pelo computador.
      Parabéns pelo post, muito bom!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur,
        é possível sim usar uma tomada de celular com o cabo conectado ao USB do Garmin, eu faço isso normalmente. Não se preocupe, não causa nenhum dano ao relógio.
        Obrigada pela visita ao blog, este anda meio parado, pois eu estava ausente das corridas, mas na próxima semana já estarei de volta com novos posts.
        Abraço.

        Excluir
    9. Dani, o 230 conecta com o celular, para receber notificações? (chamadas, email e whatsapp)?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Fabiana,
        você pode usar a conexão bluetooth para receber mensagens de texto, notificações de aplicativos, inclusive Whatsapp no 230. Mas ligações de voz não funcionam.
        Abraço,
        Dani.

        Excluir

    Postar um comentário