Eu fui - 10 Milhas de Brasília

Corridas de 10 milhas, ou 16 km, são sempre interessante! É a chance de você passar da distância de 10 km e se preparar para uma meia maratona. Eu costumo dizer que quem correr uma prova de 10 milhas, logo em seguida conseguirá correr uma meia maratona. E comigo foi assim, fiz meus primeiros 16 km em 2012 quando estava me preparando para estrear nos 21 km da Golden Four Asics. A corrida de 16 km foi a extinta Mizuno 10 Miles Series, um ótimo circuito por sinal, que a Mizuno deveria reconsiderar voltar a oferecer aqui em Brasília. Era um percurso bem técnico e diria até mais difícil que o percurso da Golden Four.

Imagem: Corre pra foto
Mas há algum tempo eu não corria essa distância. Aí abriram as inscrições para as 10 Milhas de Brasília e eu nem pensei muito, me inscrevi, e ontem, domingo, fui participar dessa corrida, que teve também um percurso de 5,6 milhas. Um percurso diferenciado com largada e chegada na Praça Portugal no Setor de Embaixadas, passando pela L4 Sul e ciclovia do CCBB.

Mapa do percurso e altimetria
Uma coisa é certa, as corridas da MKS Esportes nunca devem ser subestimadas. A organização sempre monta um percurso bem técnico, com subidas fortes, tanto que não vemos muitos iniciantes participando dessas provas. E os 16 km não foram diferentes. Larguei com um ritmo até bem forte, e aos poucos fui encaixando o pace necessário para completar a distância toda. Fiz a prova em 1 hora e 45 minutos, pace médio de 06:35/km. O bacana disso foi que consegui baixar meu tempo em 3 minutos numa prova de 10 milhas.

Pontos positivos do evento: largada às 7 horas, pontos de hidratação bem distribuídos, envio de manual do atleta, percurso bem sinalizado e fácil acesso ao local de largada com bastante espaço para estacionar os carros. Pontos negativos: fraca divulgação, kit bastante simples para os 100 reais cobrados pela inscrição e aquela subida no final da prova.

Saldo geral, percebi que ainda tenho que treinar muito para a próxima meia maratona que vou encarar, ainda bem que é só daqui 2 meses. Corri os 3 primeiros quilômetros com a minha amiga Cintia Nagano, e enquanto eu consegui acompanhá-la, estava com pace entre 05:55 e 06:10/km, depois a Cintia disparou e eu fiquei num pace mais fraco que daria para eu terminar a prova. Mas fazendo esse ritmo médio de 06:35/km eu senti bastante cansaço no final. Agora é que vão começar os treinos pra valer até setembro.
Antes da largada com a Cintia Nagano
Após a chegada
Medalha e o chip descartável

Comentários

  1. Boa noite, Dani, faltou divulgação mesmo. Nem fiquei sabendo dessa corrida. Parabéns pela prova e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente não ficou sabendo, Marcos, pra você ter uma ideia, só tinha 2 assessorias lá.
      Abraço.

      Excluir
  2. As fotos ficaram muito legais, Dani!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaram, né Giulia. Principalmente a primeira foto que é de um fotógrafo profissional!

      Excluir
  3. Parabéns, Dani, 16km não é pra qualquer um!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, prima. Também estou me preparando para fazer corridas acima de 10k. Gde abraço..

    ResponderExcluir
  5. Dani, excelente post da corrida! Agora percebi que largamos muito forte (empolgação, descida e fazendo média com o coach,haha) e a conta foi cobrada na volta, na subida...Tanto que cheguei poucos minutos antes de vc! Pena que nos desencontramos na chegada, mas foi muito bom te ver, correr com vc e conte comigo nos treinos para sua próxima meia maratona! beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cintia. De repente vai ser bom mesmo eu treinar com você qualquer hora dessas pra você me puxar!
      Beijão.

      Excluir
  6. Parabéns Dani pela prova! Realmente a Mizuno 10 Miles faz uma falta. Aqui no Rio acabou também. Só tinha a Half Marathon em SP, mas que li que acabou este ano. Pelo visto, eles vão ficar só com a UpHill, mas essa eu não tenho intenção de participar não, ha ha ha ha..
    Um super beijo e bons treinos!!!
    Carolina
    Blog Viajar correndo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol!
      A 10 Miles era uma das provas mais legais que tinha em BSB, uma pena ter acabado. Sei que eles tem um circuito de 15km também, mas em SP e Goiânia apenas. A UpHill também não é pra mim!
      Você vai aos jogos olímpicos?
      Beijão e bons treinos!

      Excluir

Postar um comentário