Dica de leitura - A dieta do corredor

Essa é uma dica que peguei no blog de corrida Correndo de bem com a vida! A Helena, dona do blog, publicou recentemente um post sobre o livro A dieta do corredor, da Suzana Bonumá, e disponibilizou em formato digital. Baixei e comecei a ler como um livro de cabeceira, encarei assim pois entendo que esse não é o tipo de leitura que quando termina a gente fecha o livro e guarda na estante, é mais que isso, entendo que esse é um livro pra ter sempre a mão para consultar e tirar dúvidas.

Hoje são mais de 3 milhões de pessoas que praticam corrida diariamente nos parques, ruas e estradas nesse Brasil afora, seja treinando, competindo ou apenas se exercitando. Mas o que estes atletas comem? Como se alimentar de forma correta para aproveitar ao máximo o treino?

Suzana Bonumá, especialista em nutrição esportiva, reuniu em A dieta do corredor todos os benefícios que uma alimentação bem planejada proporciona a um corredor, seja ele iniciante ou experiente. Com uma abordagem prática e simples, Suzana coloca no papel sua experiência de mais de 10 anos, período em que orientou e acompanhou desde corredores amadores até atletas profissionais.

No livro é abordado o que se deve comer antes, durante e após um treino de acordo com seu objetivo; os erros mais comuns cometidos à mesa; alimentos aliados dos corredores; indicação de cardápios para quem corre de manhã, na hora do almoço ou à noite; como evitar cãibras, enjoos, cansaço, lesões e outros sintomas comuns a nós corredores. 

Durante a leitura, você ainda vai ter informações que te ajudam a definir que tipo de corredor você é (de acordo com seus objetivos) e encontrar dicas específicas para mulheres e também para quem está acima do peso. Para levar a teoria do livro para a prática do nosso dia-a-dia, existe um capítulo especial com receitas fáceis de fazer. 

Uma das minhas partes preferidas do livro diz o seguinte:

"Comer é uma das melhores coisas da vida, você não acha? E assim deve continuar sendo, independente dos seus objetivos. Uma dieta não sobrevive a sacrifícios por muito tempo. Se você tem alguma restrição alimentar, concentre-se naquilo que pode comer e pare de se lamentar por aquilo que deve evitar. Comece a gostar de cuidar de você, aprenda a fazer uma receita rápida e saborosa, descubra opções saudáveis nos restaurantes de que mais gosta, experimente novidades, trace metas, desenvolva uma ferramenta para variar o cardápio e divirta-se com os resultados!"

Outro ponto que achei bem importante ressaltado pela autora é quando ela fala que os corredores costumam ter ossos resistentes, pois os exercícios de impacto, como a corrida, favorecem a formação óssea, desde que a alimentação não seja deficiente em cálcio. Ótima notícia para nós mulheres que somos mais acometidas pela osteoporose dos que os homens.

Gostou da dica? Deixe seu comentário. Bons treinos e até o próximo post!

Comentários

  1. Legal, Dani, eu já li esse livro, é uma ótima dica.
    Abraço,
    Greice.

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    1. É ótimo mesmo, né, leitura simples e várias receitas práticas!

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    1. Valeu pela visita ao blog e pelo comentário!

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  3. Adorei o post e a indicação amiga! Vou ler com certeza!!! bjsss

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  4. Oi Dani! Eu já baixei quando a Helena postou, mas até hoje não consegui ler, acredita?
    Você ter postado foi um lembrete (e um puxão de orelha indireto, ha ha ha ha). Vou levar na próxima viagem...
    Um super beijo, obrigada e bons treinos!
    Carolina

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    1. Oi Carol,
      tô rindo do puxão de orelha indireto!
      Gostei do livro porque ela explica as coisas com um texto muito simples!
      Beijo e bons treinos,
      Dani.

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    2. Adorei o puxão de orelha indireto.
      Vou pegar no pé da Carol. kkkkkkkkk
      beijo e obrigada pela menção.
      Helena

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    3. kkkkk...
      A ideia não era puxar a orelha de ninguém!
      Mas o livro virou um guia pra mim, gostei demais da indicação.
      Beijão.

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