Rio de Janeiro para corredores

Que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo não é novidade pra ninguém, e correr no Rio é uma experiência incrível. Eu já corri na orla de São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme. Corri também no aterro do Flamengo. Mas o Rio ainda tem outros lugares ótimos para a prática da corrida de rua. E como nós estamos em tempos de jogos olímpicos na cidade maravilhosa, nada mais justo do que um post sobre locais para correr no RJ.

Há algum tempo eu não escrevo sobre esse assunto, mas a ideia do post veio numa hora bem oportuna. Eu gostaria de testar todos esses locais antes de falar sobre eles, mas como não moro no Rio de Janeiro, o post vai abordar locais por onde eu já corri e outros locais que conhecidos meus correram. 

Aterro do Flamengo


Além de ser o palco principal das provas de corrida de rua no Rio, o Aterro do Flamengo é uma ótima opção para os iniciantes pois é plano. Do Museu de Arte Moderna ao Monumento Estácio de Sá são 7,6 km. No fim de semana, a via é fechada e vira uma grande área de lazer. Os atletas podem usar a pista de carros também. A chegada da maratona e da meia maratona do Rio é no Aterro, e foi lá que conclui minha 6ª meia maratona ano passado.

Lagoa


Um dos pontos turísticos da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas é bastante procurada por corredores. A volta completa na lagoa tem 7,5 km e atrai praticantes diariamente. Nos finais de semana, fica bastante cheia, por isso quanto mais cedo chegar melhor, ou no fim da tarde que além do sol já ter dado uma trégua, a pista de pedestres fica mais vazia.

Maracanã


Com cerca de 1,8 km e sem subidas, a pista que fica no entorno do Estádio do Maracanã passou recentemente por uma reforma e tem atraído muitos corredores e adeptos da caminhada diariamente. A dica é evitar os dias de jogos por causa da aglomeração de torcedores ao longo de todo o percurso.

Orla da Zona Sul


Correr do Leme à Avenida Niemeyer e apreciar o visual único das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon é um presente aos corredores. O percurso que tem por volta de 8 km fica cheio quase todos os dias, e a vantagem de correr nesse percurso é poder dar um mergulho no mar após o treinamento. Essa orla também faz parte do percurso da maratona e meia do Rio.

Alto da Boa Vista


A partir do Alto da Boa Vista são cinco rotas para os corredores que planejam ficar lado a lado com a natureza e encarar as subidas para um treino mais puxado. Floresta da Tijuca, Paineiras, Cristo Redentor, Corcovado, Vale Encantado, Mesa do Imperador e Vista Chinesa são os pontos principais. As provas de ciclismo de estrada dos jogos olímpicos foram disputadas nesse percurso.

Comentários

  1. Oi Dani! Eu não gosto de correr no Maracanã. Acho um local quente e poluído demais (seja em relação ao ar seja em relação ao barulho). Passei muito tempo querendo conhecer as Paineiras, a Vista Chinesa e a Mesa do Imperador, mas sempre tive muito medo pelas histórias que ouvia. Só corri lá no ano passado, acredita? Depois fui mais algumas vezes e, graças a Deus, deu tudo certo (é triste pensar assim, mas infelizmente é a realidade, né?).
    Como disse no Insta, venha fazer uns treinos por aqui para a gente aumentar essa lista!!!
    Um super beijo e bons treinos...
    Carolina
    Blog Viajar correndo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      bom saber a opinião de moradores do Rio sobre locais para treino de corrida! Se tiver mais dica, só comentar aqui!
      Beijão e bons treinos.

      Excluir
  2. "Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil!"

      Excluir

Postar um comentário