Corrida longa e próspera

O certo seria dizer "vida longa e próspera", mas por que não dizer "corrida longa e próspera"? A saudação ficou conhecida pelo personagem Spok da série de TV e agora filme Star Trek. 

Data estelar 3372.7, o local é o planeta Vulcano. O Senhor Spok retorna ao seu planeta natal. Ao chegar, Spok saúda os outros vulcanos de uma maneira bem peculiar. Diferente de nós humanos que temos contatos físicos como apertos de mãos, abraços e beijos, os vulcanos levantam a mão direita e fazem um sinal dizendo: "Vida longa e próspera".

Então vamos tomar a saudação de Vulcano emprestada e mudar um pouco para o nosso mundo da corrida de rua. Ao começar com uma corrida longa, que pode ser inicialmente moderada, e gradualmente aumentar a duração, o seu corpo irá se adaptar a correr por períodos cada vez maiores, enquanto é capaz de se recuperar suficientemente para o próximo treino forte.

Mas por que fazer corridas longas? Existem vários benefícios, vamos a alguns deles.
  • Envolve suas fibras musculares com capilares. Os capilares são os menores vasos sanguíneos. Tipicamente vários capilares rodeiam cada fibra muscular. Eles são o sistema de transporte para a célula, levando oxigênio e combustível para dentro, e resíduos e dióxido de carbono para fora. As corridas longas elevam a quantidade de capilares por fibra muscular, o que melhora a eficiência do transporte.
  • Queimar mais gordura. Corridas longas não somente aumentam sua capacidade de armazenar mais glicogênio, elas também permitem que seus músculos poupem glicogênio ao queimar gordura. À medida que você aumenta seu treinamento de resistência, passa a contar mais com gordura do que com carboidratos a uma determinada velocidade. Como resultado, suas reservas de glicogênio duram mais. Numa maratona isso significa que o "muro" move-se cada vez mais para perto da linha de chegada.
  • Há ainda benefícios psicológicos e espirituais. Ao correr longa distância você estimula suas pernas e corpo a enfrentar a distância (seja na maratona, meia maratona ou numa ultra). Quando suas pernas ficarem pesadas, ajudará ter passado por situação similar no treinamento. Durante as corridas longas você também experimenta a conexão entre o corpo e mente. À medida que aprende a relaxar e concentrar, você começa a querer estender o limite do seu corpo.
Eu escrevi esse post inspirada pelos meus últimos treinos longos em preparação para minha próxima meia maratona. Para muita gente, um longão deve ser acima de 20, 24, 30km, mas como nunca corri uma maratona, então já encaro um treino de 16km como um longão. 

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Bons treinos e abraços a todos!

Comentários

  1. Amiga você esqueceu da melhor parte da corrida longa: o fim!!! kkkkk Agora falando sério, a sensação de bem estar e dever cumprido depois de uma corrida longa, não tem preço!!! bjsssssss

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    1. O fim, a sensação de bem estar, dever cumprido e a companhia fazem qualquer corrida ser agradável!
      Beijão.

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  2. Adorei o Spock!
    Vida longa e próspera ao esporte!
    Abraço,
    Antero.

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  3. Dani, pra mim um treino de 12km já é um longo. Basta correr mais que uma hora. kkkkkkk
    Tudo varia, né.
    Adorei o post.
    beijos
    Helena

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    1. Sumidaaaaaaaaaa... 12km é longo sim, e quem disser que não, não sabe de nada!
      Beijão,
      Dani.

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  4. Oi Dani!!!! Nem vou dizer que nunca assisti nada dessa série (e o filme muito menos) para não ficar feio. Entãoooo, vou focar na frase modificada, ha ha ha ha... "Corrida longa e próspera". O longo, como você mesma mostrou, é relativo e vai depender do máximo que cada um corre. Para uma pessoa que corre 100 Km, 10 Km não são nada (será???). No entanto, para quem corre 21 Km, já é quase a metade da prova. O importante é treinar dentro das limitações de cada um e aproveitar os benefícios dos "longões" para cada distância específica.
    Excelente texto!
    Um super beijo
    Carolina
    Blog Viajar correndo

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