Disneyland Paris Half Marathon Inaugural

Primeiramente eu preciso dizer que toda pessoa que pratica corrida de rua, deveria considerar participar de uma corrida na Disney! Gente, por que eu demorei tanto para participar de uma corrida dessas? Preciso de muitos adjetivos para descrever como é uma corrida organizada pela runDisney. A runDisney é a empresa responsável por todos os eventos esportivos que acontecem nos complexos da Disney ao redor do mundo. E eu tive a oportunidade de participar da primeira meia maratona realizada na Disneyland Paris, e o evento todo foi muito bacana, a organização foi maravilhosa!

Eu comecei a me programar para essa viagem/corrida há algum tempo, pra ser mais exata desde de Fevereiro desse ano, quando fiz as inscrições da meia maratona pra mim e pro meu irmão. E desde então estava na contagem regressiva, meses, dias, horas, e chegou o grande dia!

Viajei para Paris na noite do dia 22 de setembro com o intuito de correr a meia maratona e curtir dias de férias ao lado de meu marido, irmão e cunhada. E a corrida e a viagem não poderiam ser mais perfeitas. Cheguei na cidade luz no dia 23 pela manhã, e fomos direto para o hotel em que ficamos hospedados da sexta ao domingo, o Viena Dream Castle.

A Disneyland Paris, originalmente Euro Disney Resort, é um centro de entretenimento em Marne-la-Vallée, uma cidade planejada localizada a 32 km a leste do centro de Paris, sendo uma das atrações mais visitadas em toda a França. O complexo francês conta com 2 parques temáticos, o Disneyland Paris e o  Walt Disney Studios. Não são grandes como os de Orlando e da Califórnia, mas também têm seu charme e alegria. 

No dia em que cheguei a Marne-la-Vallée. os kits da corrida já estavam sendo entregues, então fomos pro Disney Village que é mais uma área do complexo com lojas, restaurantes, bares, cinema e um centro de eventos onde era feita a entrega dos kits e tinha também uma pequena feira de artigos esportivos. Kits na mão, fomos ao parque, pois o hotel que ficamos hospedados presenteia os hóspedes com entradas para ambos os parques. Só que como estávamos muito cansados depois de mais de 10 horas de vôo, não passamos muito tempo na Disneyland, fomos em apenas 2 atrações e fizemos um lanche para depois voltar e sair para jantar a noite. 


O dia seguinte era livre, então podemos passear pela região de Champagne (cujo nome dispensa apresentações) que fica a cerca de 1 hora e meia da Disney. Corredores de rua sérios e disciplinados não fariam o que eu fiz, mas a oportunidade de conhecer algumas cidades da região e visitar algumas vinícolas era única, então fomos fazer as visitações as caves e provar o que há de melhor na região. E que passeio lindo, o interior da França é muito bonito. Fomos a Reims e Éperney e passamos o dia degustando champanhe e conhecendo os arredores. Falar dessa região daria um post enorme e exclusivo, mas isso fica pra se um dia eu tiver um blog sobre vinhos (diga-se de passagem, outra de minhas paixões). 

Então vamos a corrida! A Meia Maratona aconteceu no domingo, 25 de setembro, foi a primeira realizada fora dos Estados Unidos, e reuniu aproximadamente 15.000 corredores. Com largada marcada para às 7 da manhã. Paris, nessa época do ano, está com 5 horas de diferença no fuso horário em relação a Brasília, então quando acordei no domingo para correr, às 5 da manhã, aqui no Brasil ainda era meia noite. O tempo estava ótimo, 13º C, quem corre sabe como é melhor nesse friozinho do que com calor. Eu e meu irmão saímos do hotel às 6:15 no ônibus que circula pelo complexo, entre hotéis e parques. O ônibus já estava cheio de corredores. Chegamos à Disney Village e fomos direto para a largada. Já havia bastante gente no local, e as pessoas já iam se colocando em suas áreas de largada, os currais. O nosso era o B, e a largada era em ondas. Depois da elite e dos cadeirantes, começaram a liberar a largada dos amadores. Atravessamos o pórtico por volta das 07:40. E a largada foi uma grande festa, música, fogos, animadores, telão com contagem regressiva, tudo que a Disney sabe fazer de melhor!

 

O percurso larga fora dos parques, mas em menos de 1 km entra no Walt Disney Studios, e aí nos primeiros 6 km é só adrenalina, muitos funcionários dos parques animando e torcendo pelos corredores com placas, "high five" com a luva do Mickey, super heróis, princesas, os mais variados personagens da Disney para quem quisesse parar e tirar fotos, até o Darth Vader e os Stormtroopers estavam presente. E nessa hora você tem que saber dosar a emoção, porque é muita informação e muitos km ainda pela frente. Minha adrenalina foi a mil, então o pace acabou ficando muito forte no início.


Depois de passar no meio das atrações do Walt Disney Studios, a gente entrou na Disneyland, e o ponto alto do percurso é a passagem por dentro do castelo da Cinderela. Corremos dentro do parque praticamente em zigue-zague. A sensação que dá é que a corrida só fica séria quando você sai do parque e começa a correr pelas vilas ao redor do complexo. Passamos dentro de uma escola e corremos em uma pista oficial de atletismo, campo de futebol, rodovias, jardins, margem de lagos, ciclovia, por dentro de hotéis, até voltar ao Disney Village e concluir os 21 km. A maior parte do percurso é plana. As subidas e descidas aparecem mais depois do km 14. E aí é aquele momento que você tem que se concentrar para não deixar o cansaço mandar no seu corpo, é a parte da corrida que você usa mais a cabeça do que as pernas.

Assim como nas corridas que acontecem nos outros parques da Disney, em Paris também havia muita gente correndo fantasiada, e você via Branca de Neve, Cinderela, Ariel, Bela e Fera, Sininho, Peter Pan, Ursinho Pooh, vilões, personagens da saga Star Wars e de outras animações dos estúdios Disney. A fantasia que mais me chamou atenção foi um cara vestido de Úrsula, a vilã do desenho Pequena Sereia. Pena que não consegui fotografá-lo. A chegada, assim como a largada, é uma grande festa, Mickey, Pateta e Pluto estão a espera dos corredores. O pessoal do staff coloca a medalha no seu pescoço, você passa por pontos de água, isotônico, frutas e fotos. Como nós estávamos com pouco tempo de sobra depois da corrida, pois tínhamos hora marcada para ir a Paris, então não pudemos aproveitar muito o pós corrida. 
 
Dessa vez, como quase sempre acontece comigo, não tive vontade de chorar de emoção na chegada, só queria sorrir e agradecer. Sorrir de alegria por estar na Disneyland Paris completando a minha 8ª Meia Maratona, minha primeira corrida da Disney, agradecer de ter saúde para conquistar mais esse desafio e também agradecer ao meu irmão por me proporcionar essa viagem e me acompanhar durante a corrida!

Comentários

  1. Dani, que sensacional deve ter sido!!! Amei seu relato. Será que você pode escrever um guest post pra mim falando de alguma coisa em Paris? Pode ser seu hotel trés chiq! ou o que você quiser!
    Beijoca
    Dri*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que escrevo, Dri, pode ser sobre o hotel ou outro assunto, tem umas dicas bem legais para dividir!
      Beijo,
      Dani.

      Excluir
  2. Parabéns Dani, pela sua cara de felicidade nas fotos deu pra perceber que a corrida foi maravilhosa!
    Bjs,
    Camila.

    ResponderExcluir
  3. Que massa, corredora!
    Muito bom seu relato.
    Abraço,
    Greice.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dani, seu post ficou tão emocionante que ja quero fazer também...bjs e muitos kms

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Dani, todo mundo que já correu na Disney fala que as corridas são fantásticas.
    Abraço,
    Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcos! Correr na Disney é Fantastique!

      Excluir
  6. Que medalha linda, Dani!
    Parabéns, viu, você é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana Paula, a medalha é linda e pesada!

      Excluir
  7. Que maneiro Dani! A RunDisney é mesmo show na organização. Ainda bem que a Minnie não estava esperando por você na chegada. Fiquei traumatizada com ela e agora não sou mais "amiga" desse personagem... Ela estava batendo na mão de todo mundo que chegava e eu a vi de longe. Como estava filmando, disse: "Olha gente, a Minnie, vamos bater na mão dela". O que aconteceu? Ela simplesmente virou de costas... Ha ha ha ha ha ha ha...
    Parabéns pela corrida!!!!
    Um super beijo
    Carolina

    Blog Viajar correndo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um show mesmo, Carol!
      Mas que Minnie mais metida, eu hein!
      Beijão,
      Dani.

      Excluir

Postar um comentário