3ª semana de treinos do desafio 5k Sub 30'

E lá se foi mais uma semana do desafio, a terceira semana. Os treinos aconteceram segunda, terça, quinta e sábado. 

Segunda-feira voltei a esteira da academia e fiz um treino de 35 minutos. Foram 10 minutos em ritmo leve, 10 minutos em ritmo moderado, 10 minutos em ritmo forte e 5 minutos em ritmo leve para encerrar o treino. O primeiro trecho, no caso de segunda-feira, 10 minutos em ritmo leve que eu encaro como aquecimento. Aquecer é como avisar ao corpo: "Ei, prepare-se para correr!" Aquela caminhada ou corrida mais leve (que depende do nível de condicionamento) aumenta a circulação sanguínea para os músculos das pernas e as frequências cardíaca e respiratória. Permitindo ao organismo um aumento gradual na utilização da força muscular, e essa parece ser a forma mais indicada de usar os músculos para quem pensa em longevidade no esporte.

Terça-feira foi dia de treino intervalado. Eu li recentemente um estudo publicado pelo Medicine & Science in Sports & Exercise explicando que mulheres que correram forte por dois minutos, seguidos de três minutos de corrida leve, queimaram mais calorias nas 24 horas subsequentes ao treino, do que aquelas que correram no mesmo ritmo constante. E mais, elas perderam 4% de gordura nas semanas seguintes, enquanto aquelas que correram em ritmo constante não perderam nada de gordura corporal.

Mas como eu ia dizendo, no meu treino de 3ª foram 5 minutos moderados para começar. Depois 4 vezes de 2 minutos forte, 1 minuto muito forte e 2 minutos caminhando. Ao final desses 20 minutos, corri mais 5 em ritmo tranquilo com pace de 6'53".

Na quinta-feira foi o treino mais chato, vamos dizer assim, 30 minutos na esteira num pace entre 6'35" e 6'25". Eu até fiz publiquei uma foto no Instagram com a seguinte legenda:
"Querida esteira, eu te odeio. Mas preciso de você. Relacionamentos são complicados mesmo!"

No sábado, o treino mais forte, 3km em Tempo Run, pace de 5'59", e depois 10 minutos em ritmo leve pra fechar a terceira semana de treinos. Já estou quase na metade da planilha. Esse treino foi bem puxado, fiquei bastante cansada depois.

Ontem começou a quarta semana! Na quinta-feira irei publicar um post super bacana, aguardem e confiem. Abraços e bons treinos a todos!

Comentários

  1. Dani querida, assim como você disse "aguardem e confiem", eu te digo novamente "ame a esteira e confie", ela é uma boa amiga, he he he he...
    Eu também li esse trabalho (na verdade, não li o trabalho não. Li uma reportagem que citava o tal trabalho) que falava da queima de gordura mais acelerada nesse tipo de treino. Ainda bem que tenho um desses por semana, ha ha ha ha...
    E parabéns por atingir a meta da semana!!!
    Um super beijo
    Bons treinos
    Carolina
    Blog Viajar correndo

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    Respostas
    1. Oi Carol,
      o treino tá dando resultado, ontem depois que saí do trabalho eu tava com muita preguiça de fazer o treino de segunda-feira, cansada, tinha trabalhado pra caramba, mas não deixei de ir para a esteira e fazer os 35 minutos do treino do dia.
      Beijão e boas corridas pra você também!

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    2. Ai que bom, Dani!!! Parabéns pela força de vontade!!!
      Um super beijo
      Carolina

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    3. Isso aí Carol,
      vamos ver se esse treino maluco vai dar resultado mesmo!
      Obrigada pela força e energia positiva!
      Beijão.

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